O MOVIMENTO MAIO AMARELO

O Movimento MAIO AMARELO nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento.

Para maiores informações acesse o Site

Sindseg apoia projeto de trânsito - setembro/11

Preocupada com a segurança e educação a população no trânsito, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Pouso Alegre (SMTT) criou o projeto "Pouso Alegre por um trânsito mais seguro". Alinhado com as propostas, o Sindseg MG/GO/MT/DF irá apoiar a iniciativa por meio do patrocínio exclusivo de campanhas em programas de rádio.

Com o objetivo de conscientizar e auxiliar os condutores a adotarem medidas mais seguras no trânsito, o projeto pretende atuar de maneira efetiva, por meio de propaganda em TV e rádio, flyers, palestras e diversas outras atividades recreativas em escolas. A ação, que também contará com a colaboração da Prefeitura de Pouso Alegre, está prevista para durar cerca de dez meses.

Esta é mais uma iniciativa projeto Trânsito+Seguro, desenvolvido pelo Sindseg. O objetivo é realizar, apoiar e incentivar ações voltadas para a educação no trânsito e a consequente redução no índice de acidentes.

Sindseg recebe a Gerência de Educação da BHTrans - julho/11

O Sindseg MG/GO/MT/DF, por meio do projeto Trânsito + Seguro, entende que todas as ações que visem à redução de acidentes no trânsito devam ser apoiadas por todos os setores da sociedade. Por isso, acredita e apoia o movimento "Chega de Acidentes!". Trata-se de uma ação apartidária lançada em 18 de setembro de 2009, por entidades que possuem um histórico de lutas em prol da segurança no trânsito brasileiro: a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) e a AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito).

Além disso, tem por missão reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade em prol da elaboração e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária, com metas (ambiciosas e factíveis) e prazos de redução de vítimas de acidentes, visando a um trânsito mais seguro no País.

Na data de seu lançamento, o movimento também iniciou um contador que estima o número de vítimas fatais e não fatais de acidentes de trânsito e o impacto econômico decorrente. Essa contagem só vai parar quando um Plano Nacional de Segurança Viária for implantado no País e quando uma redução efetiva de vítimas de acidentes de trânsito for constatada.

Para saber mais sobre essa ação, acesse o site www.chegadeacidentes.com.br.

Lançamento da Década Mundial da Segurança Viária - maio/11

Em evento ocorrido no dia 11 de maio/11, no auditório JK da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, foi realizado o Lançamento da Década Mundial da Segurança Viária. O Presidente do Sindseg, Augusto Matos, e o Vice-Presidente Angelo Garcia participaram do evento, que também contou com a presença de autoridades dos principais órgãos envolvidos no programa.

Foi apresentado o Projeto Vida no Trânsito, ação global que é chamada mundialmente de Road Safety in 10 Countries (RS 10) e que conta com o apoio do Sindseg. Coordenada pelas organizações Mundial de Saúde (OMS) e Pan-Americana de Saúde (Opas), a iniciativa tem por objetivo criar políticas de prevenção de acidentes que diminuam lesões e mortes em vias públicas. Além do Brasil, participam outros nove países: Rússia, Turquia, China, Egito, Índia, Camboja, Quênia, México e Vietnã. Belo Horizonte (MG), Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR) são as capitais brasileiras escolhidas para o projeto.

A campanha "Andar de moto é legal, arriscar a vida não" também foi lançada, com apresentação de vídeo sobre as peças publicitárias e em seguida foi proferida a palestra sobre "Segurança Viária", pelo consultor dinamarquês Carsten Wass.

Sindseg reforça participação na Campanha Chega de Acidentes! - março/11

Em visita ao Sindseg, realizada no mês de março/11, o gerente institucional e de mercado do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil), Eduardo Augusto Santos, proferiu palestra sobre a Campanha Chega de Acidentes. Criado em setembro de 2009, o movimento tem por missão reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade em prol da elaboração e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária, com metas e prazos de redução de vítimas de acidentes, para obter um trânsito mais seguro no País.

Durante sua apresentação, Eduardo salientou a importância da participação do Sindseg no movimento pelo combate à violência no trânsito. "O Sindicato tem uma participação importante na vida da população e de seus associados. Nosso objetivo com a parceria é chamar cada vez mais a atenção da sociedade e das autoridades para o grande número de acidentes no país", disse.

Entre os presentes, estavam Augusto Matos, Presidente do Sindseg, Angelo Garcia, Vice-presidente, os diretores do sindicato, Carlos Eduardo e os convidados Antônio Carlos Fois, (Bradesco Auto/RE), e Jaime Neto, (Itaú Seguros).