Sindseg | ALERTA :: Consumidor, cuidado com o seguro que promete ser muito mais barato !!!

Angela Tegami – Presidente do Portal Nacional dos Corretores de Seguros
Sabemos que a crise que o país passa, todos estão buscando alternativas para economizar e diminuir as suas despesas. Uma delas que você pode estar buscando é na renovação do seguro de seu veículo e de seus familiares.

Mas, Muito Cuidado Nessa Hora!!!

Primeiramente, você deve tomar cuidado com “SEGUROS PIRATAS”, oferecidos por empresas que não são autorizadas pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, autoridade no Brasil na regulação e funcionamento de empresa no setor de seguros. Sabemos que muitas dessas empresas piratas se aproveitam do baixo poder de fiscalização dos órgãos competentes, para crescerem nesse âmbito, mas quando são descobertas, estão sendo fechadas com muita competência pela Susep e pela Justiça.

Para não cair nessa, você pode verificar no site da SUSEP, entrando e consultando aqui se a seguradora que estão lhe oferecendo é oficial SUSEP

Mas mesmo para outras seguradoras que são oficializadas pela SUSEP, você deverá ficar atento as condições gerais desses novos seguros que prometem milagres. Com isso, você estará evitando ser mais uma vítima, pois na ânsia de você economizar é bom ficar muito atento as essas regras e condições desses seguros.

O grande maioria dos brasileiros acaba não se atendo as condições gerais do seguro e esse artigo tem o intuito de alertar o consumidor justamente em relação a isso, para que não compre algo iludido.

Principalmente depois da crise, algumas “publicidades” estão exagerando e chamando a atenção, mas não são produtos milagrosos como dizem.

Estivemos estudando alguns desses produtos que mais tem chamado a atenção, com chamadas do tipo: “seguro de veículo por 50% do preço”, “não gaste muito com seguro do seu carro” e outros chamariz da internet e demais mídias.

Alertamos que em alguns casos, não é bem isso. Não existe, e nunca existirá milagre. Basta você ficar atento para as cláusulas contratuais desses seguros, onde, na realidade, tratam-se de seguros com coberturas bem diferentes dos seguros tradicionais. Na hora da propaganda, deveriam mostrar, Seguro de Auto Mais Barato com Menos Coberturas, ou Seguro de Auto ao Custo de 50% com 50% de Coberturas.

Os pesquisados, observamos que a maioria deles, em primeiro lugar, tem um rastreador de veículos acoplado ao veículo (Cláusula Contratual Obrigatória) e se você for ler as entrelinhas das condições gerais do contrato, é evidente que só irá existir cobertura em função das cláusulas específicas e reduzidas desses contratos.

1) Uma Situação Como Exemplo…::

Vamos supor que você tenha um “ROUBO ou FURTO TOTAL” do seu veículo, você fica tranqüilo, pois tem seguro, só que ao ler o seu contrato, você descobre que a sua indenização, dependerá de seu veículo não ser localizado nos próximos 30 dias úteis. Caso esse veículo seja localizado, mas em condições de danos parciais ou depenado parcialmente, com prejuízos inferiores a 75% do valor do veículo, você irá descobrir que não terá direito a indenização nenhuma, ou melhor, o seguro barato pode sair muito mais caro. E segundo as estatísticas policiais, mais de 55% dos veículos roubados são encontrados e na grande maioria, com danos parciais.

“Diferentemente do seguro tradicional, pois nesse caso, se o seu veículo for localizado, você só arcará com o valor da sua franquia, constante em sua apólice e o seu veículo será totalmente reparado por conta da seguradora.”

Lembrando que em caso do veículo não aparecer ou mesmo aparecendo com prejuízos de 75% ou mais, no seguro tradicional, isso é considerado uma perda total, e, nesse caso, não existe franquia nenhuma e a Seguradora Tradicional irá indenizar 100% do seu veículo, sem nenhum custo para você.

2) Uma Segunda Situação Como Exemplo…::

Alguns desses contratos de seguros prevêem coberturas de Roubo e Incêndio, também prometem até cobrir Colisão. Mas fique muito atento para as condições gerais, pois notamos que existem regras que muitas vezes passam desapercebidas, quando comparadas com o seguro tradicional.

Foi possível notar que a regra é somente para colisão total, ou seja, o orçamento do seu veículo deve ser de 75% ou mais sobre o valor real do veículo, para que você tenha direito a indenização pelo seguro. Do contrário, se o orçamento para repará-lo não atinja esse limite você irá ficar na mão.

Já nas seguradoras tradicionais, nesse situação, você terá indenização integral, sem pagar sequer a Franquia Obrigatória. Aliás, nas seguradoras tradicionais, quando o sinistro de um veículo atingir 75% ou mais para o conserto, seja por colisão, incêndio, roubo ou furto total, não existe franquia, a seguradora pagará os 100% de indenização, pois é considerado perda total.

Outras coberturas, igualmente ao seguro tradicional, podem existir, pois são consideradas coberturas acessórias e em todos os casos você paga por isso.

Aprendi que o mais importante é você ter um(a) Corretor(a) de Seguros Oficial SUSEP para lhe orientar, ele é fiel e é o único profissional habilitado para isso, ele tambem pode cotar os custos do seu seguro em diversas seguradoras tradicionais e trazer as melhores condições e coberturas sem prejuízos para você consumidor.

Lembrando que apesar de toda automatização por diversos meios existentes no mundo, principalmente a internet, seguro ainda é olho no olho, igual a diversas outras profissões existentes.

Seguro com Corretor de Seguros Oficial SUSEP, é muito mais seguro.

Angela Tegami Presidente do Portal Nacional dos Corretores de Seguros

Fonte/Autor.: Segs.com.br.:: Angela Tegami