Sindseg | “Atendimento que vende” é tema de workshop realizado em Belo Horizonte

Já dizia o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. Mas o que fazer quando é necessário criar um “remédio organizacional”? Diante dessa questão, Rosana Sá, coaching e sócia-diretora da Cyclos Consultoria, propôs algumas atividades para os participantes no workshop “Atendimento que vende: uma questão de atitude e preparo”. A dinâmica, voltada para assistentes comerciais, menores aprendizes e estagiários das seguradoras associadas do sindicato foi realizada na última terça-feira (12), no auditório do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e Capitalização dos Estados de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso e do Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT/DF).

Rosana Sá começou as atividades solicitando que os participantes fizessem um diagnóstico de si mesmo. “A ideia é que a pessoa reflita como está, aonde quer chegar e em que ela pode melhorar. Pois quando estamos bem resolvidos com algumas questões, conseguimos ajudar a nossa equipe”, explica.

Logo após, ela dividiu a plateia em cinco grupos para trabalhar o conceito de “atendimento que vende”. Cada um recebeu um tema com o intuito de encontrar soluções para melhorar o trabalho em equipe e, como consequência, melhorar as vendas. De acordo com a palestrante, os resultados das empresas são consequências de uma comunicação assertiva, excelência no atendimento, marketing pessoal, postura solucionadora e empatia.

“Falando essas competências parece ser muito fácil colocá-las em prática no dia a dia. Porém, surgem desafios, perfis diferentes e o líder precisa estar atento e preparado para lidar com as diversas situações”, diz. A profissional reforça que uma boa metodologia para os líderes é trabalhar a exposição dialogada, estímulo ao compartilhamento e reflexões e feedbacks para os colaboradores.

O evento foi proposto pela Comissão Técnica de Seguros de Pessoas e de Relação com o Mercado do Sindseg MG/GO/MT/DF, e segundo a presidente da comissão, Juliana Queiroz, dar a oportunidade para as pessoas aprenderem é gratificante. “Quando trazemos profissionais de outros departamentos da empresa, todos crescem juntos. Por exemplo, temos uma recepcionista interagindo no workshop. Ela é o “rosto” da empresa. É importante que os outros departamentos se especializem”, relata.

Cláudia Costa, atuante da área comercial da Mongeral Aegon, diz que o evento superou as expectativas e já vai ficar atenta a programação dos próximos. Já para Fernanda Fernandes, assistente comercial da Zurich Seguros, o encontro foi fantástico e proveitoso. “Fiquei encantada com a organização, o cuidado da Rosana de se comunicar de forma clara e, com certeza, vou levar todo o conhecimento para a vida pessoal e profissional”, finaliza.

Confira as fotos do evento aqui.