Sindicato das Seguradoras
31 3271.0770

Augusto Matos representa o SindSeg MG/GO/MT/DF no 7º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro

Realizado nos dias 10 e 11 de abril, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o Encontro de Resseguro, que está na sétima edição, ofereceu ao setor de seguros brasileiro um espaço para discussões técnicas, políticas e econômicas de um segmento que vem crescendo expressivamente no Brasil. A abertura do evento contou com mais de 700 participantes, incluindo profissionais do seguro, resseguro, acadêmicos, jornalistas e autoridades.

O evento, realizado pela Federação Nacional das Empresas de Resseguro (Fenaber) com o apoio institucional da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e da Escola Nacional de Seguros, proporcionou, durante os dois dias, a apresentação e o debate de temas correntes que estão em evidência e possibilitou o networking entre executivos, técnicos, corretores, advogados e players do segmento. O encontro contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e do economista e presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Marcos Lisboa.

Os principais enfoques dessa edição foram as recentes alterações regulatórias e seus impactos na atividade do resseguro no Brasil; mudanças climáticas e o seguro agrícola; o ambiente para o desenvolvimento das insurtechs; competitividade no setor; entre outros assuntos relevantes. Temas como “O Cenário Jurídico e Político Brasileiro” e “Os Desafios da Agenda Econômica” foram discutidos por especialistas dos cenários nacionais e internacionais.

A questão dos impostos dos resseguradores admitidos, que está pendente na Receita Federal, foi tratada como um assunto de muita relevância para o mercado, pois as operações que correspondem a 45% da capacidade ofertada ao mercado podem ser inviabilizadas. Na ocasião, o presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar, destacou a relevância do setor de resseguros para a economia brasileira.

Já o superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Joaquim Mendanha, enfatizou que, neste ano, haverá importantes decisões regulatórias para o mercado supervisionado pelo órgão, sendo que uma das principais discussões é a aceitação de riscos no exterior pelas resseguradoras locais.

“O resseguro é fundamental para a estabilidade econômica do mercado de seguros. Por isso é muito importante a nossa participação nesse encontro”, comentou o presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF, Augusto Matos.  Na ocasião, ele ainda destacou o contínuo crescimento do setor de seguros. “Está em plena ascensão. Dessa forma, precisamos estar atentos aos temas de relevância para o nosso segmento e para a economia como um todo, por isso, encontros como este são muito importantes para nos mantermos informados. Além disso, é uma satisfação muito grande representar o Sindicato em um evento prestigiado por personalidades como o Luís Barroso, fundamental nesta fase crítica que assola o Brasil”, complementou.

7 Resseguro_CNSeg (2) Foto Rosane Bekiermanv2

Participantes durante o primeiro dia no 7o Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER E OUTRAS NOVIDADES