Sindseg | Sindseg MG/GO/MT/DF participa do 4º Encontro do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais

No dia 28 de junho, o Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) promoveu, no Automóvel Clube, em Belo Horizonte, o 4º Encontro do CSP com o tema Seguro de Vida Universal. O produto se difere do seguro de vida tradicional, uma vez que o capital segurado é composto de duas parcelas: a de risco e a de acumulação. Essa última permite que, no fim da vigência da apólice, o consumidor receba parte dos prêmios pagos, conforme Resolução nº 344, aprovada no ano passado pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Na ocasião, o presidente da Comissão de Produtos de Risco da FenaPrevi, Patrick Paiva, falou sobre as características do novo produto e de como ele é percebido em outros países. No Brasil, o Seguro de Vida Universal está sendo aguardado por seguradoras e corretores com grande expectativa. Porém, esta modalidade de seguro tem gerado polêmica quanto ao carregamento. A proposta inicial, ainda em discussão, limita o carregamento total, para todas as despesas, a 5% sobre a parcela do prêmio destinada à Provisão Matemática de Benefícios a Conceder (PMBaC) e 10% sobre a parcela do prêmio de risco.

O diretor do SindSeg MG/GO/MT/DF, Sérgio Prates, foi um dos participantes do evento. “O CSP foi muito feliz na escolha do tema, realizando esse debate dias depois do encerramento da consulta pública realizada pela Superintendência de Seguros Privados para definição da estruturação, comercialização e operacionalização do produto”, disse.

Ainda segundo ele, as perspectivas para a adesão dos brasileiros ao Seguro de Vida Universal são bem positivas. “O Seguro de Vida Individual está crescendo muito nos últimos anos e o Seguro de Vida Universal chegou para preencher a carência por este tipo de produto, incentivando também os corretores a entrarem definitivamente no mundo dos negócios de Vida. Por isso, eventos como esse são muito importantes para estes profissionais, pois ao terem mais informações sobre o produto, eles também saberão comercializá-lo melhor, contribuindo, portanto, para que ele decole no mercado”, afirma Sérgio.

Na foto (da esq. para dir.): João Paulo Mello (presidente do CSP-MG), Patrick Paiva (pres. da Comissão de Produtos de Risco da FenaPrevi) e Sérgio Prates (diretor do SindSeg MG/GO/MT/DF).