A Polícia Civil, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), realiza ações de educação de trânsito durante o mês de fevereiro. O objetivo é orientar a população para um carnaval seguro nas estradas, nas rodovias e nas vias urbanas, respeitando os limites de velocidade, as leis de trânsito e sobretudo a vida.

Na quarta-feira (8), um ato de gentileza será realizado a partir das 11h na Cidade Administrativa. Na ocasião, serão distribuídas 2 mil mini ikebanas – arranjos florais de origem japonesa com mensagens educativas para incentivar um comportamento mais gentil no trânsito. A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Fundação Mokiti Okada.

“Ao unir ikebanas e ação educativa de trânsito se busca uma forma diferenciada e leve de mostrar ao cidadão a responsabilidade e a atenção que se deve ter no trânsito, sobretudo com a vida, durante viagens, retorno das férias, volta às aulas e carnaval. Apesar do grande número de veículos que circulam por estradas, rodovias e vias urbanas, é possível viver de forma harmoniosa, salvar vidas com pequenos gestos em nossa rotina diária. Isso porque o acidente de trânsito é algo que pode ser evitado e o estresse amenizado a partir do momento que mudarmos nossas atitudes em relação ao outro”, afirma Luane Marçal, Coordenadora de Educação de trânsito do Detran-MG.

Na semana que antecede o carnaval também haverá ação educativa. E o público será quem busca atendimento no Departamento de Trânsito em BH, na sede do Detran (Avenida João Pinheiro). Além das orientações, o público receberá brindes e bafômetros descartáveis, destacando as mensagens: “curtir o carnaval sem ingerir bebida em excesso” e, principalmente, “se for dirigir, não beba”.