Sindseg | Dicas para uma boa viagem: algumas precauções são bastante eficientes para evitar dor de cabeça

Apesar de a grande maioria dos condutores não ter conhecimentos técnicos e nem ser aconselhável bancar o mecânico, é sempre prudente ter pelo menos algumas ferramentas, como alicate, chaves de fenda, fita isolante e também um pouco de óleo lubrificante, que podem ser úteis em caso de pequenos defeitos, como fechaduras que emperram.

Não esqueça de conferir a pressão do estepe, que normalmente fica murcho pela falta de uso – geralmente, o condutor só descobre isso quando precisa dele. Além disso, confira se os equipamentos obrigatórios, como macaco e triângulo, estão em ordem. Fique atento para a documentação do automóvel e validade da carteira de habilitação (CNH) para evitar transtornos e multas.

Faróis

E não se esqueça de manter os faróis baixos acesos mesmo durante o dia. Desde ontem passou a vigorar a Lei 13.290, que exige que as luzes se mantenham acesas em rodovias. Caso o motorista for flagrado descumprindo a legislação, ele pode ser autuado em R$ 85,13, além de registrar quatro pontos no prontuário.

Outra dica, que parece óbvia, é nunca exceder a capacidade limite de passageiros, pois, além de ser perigoso, é proibido. E, pior do que a multa cobrada por cada passageiro excedente, será a interrupção da viagem, porque quem estiver sem cinto de segurança não poderá prosseguir.

Cinto

Por falar do cinto, é obrigatório que todos os passageiros usem o equipamento durante todo o trajeto, incluindo quem vai no banco traseiro.

Se entre os passageiros houver crianças, nunca permita que elas viagem no banco da frente. Mesmo se forem maiores de 12 anos, principalmente se o automóvel for equipado com duplo airbag, pois o impacto da bolsa quando inflada pode causar ferimentos graves em menores.

Para entreter a criançada, vale a pena investir em um DVD destacável, que pode ser afixado no encosto de cabeça do motorista durante a viagem e, depois, retirado. É que, para quem não está ao volante, prestando atenção no tráfego, a viagem pode ser bastante cansativa, ainda mais para as crianças, que acabam ficando inquietas.

Trajeto

Procure fazer uma pesquisa do trajeto que você irá percorrer para chegar ao destino final. Programe paradas para ir ao banheiro, comer e esticar as pernas. Faça um cálculo se é possível completar o percurso apenas com um tanque de combustível, para evitar reabastecer na estrada, em postos com pouca infraestrutura, que podem vender combustível de má qualidade ou adulterado.

Procure se inteirar da previsão do tempo e buscar informações sobre as condições da pista. Além disso, é bom ter uma segunda ou terceira opção de rota, caso haja algum bloqueio no trajeto original.

Volta

Na volta para casa, normalmente há um aumento de bagagem, que são lembranças, roupas e enfeites e uma infinidade de coisas que os turistas compram em férias. Fique atento para acomodar todo esse conteúdo extra, de forma que não prejudique a visibilidade e não comprometa a segurança dos passageiros.

Sem pressa

Lembre-se que, depois de curtir o lazer, não adianta ter pressa. O melhor é redobrar a atenção e ter cuidado na volta para que as lembranças do passeio sejam as melhores possíveis.

Ao chegar em casa, a primeira coisa que se deve fazer é mandar dar uma geral no carro. Se o destino tiver sido o litoral, há um acúmulo de areia, sal e maresia que podem causar ferrugem e danificar a pintura.

Fonte: Hoje em Dia