Sindseg | Educar para Proteger

O programa Educar para Proteger, que está na 6ª edição, busca conscientizar jovens de 14 a 18 anos sobre a importância da segurança de forma preventiva e consciente. Agentes selecionados e treinados realizam oficinas pedagógicas em escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltadas para alunos do ensino médio. Além da capital mineira, também está sendo realizado nas cidades de Divinópolis, Montes Claros, Juiz de Fora e Uberlândia.

De janeiro a outubro, 361 oficinas foram promovidas, sendo que a meta era de 360. Até o momento, o projeto já contou com a participação de 9.586 estudantes e 3.157 redações sobre o tema já foram entregues. As oficinas duram cerca de 100 minutos e são feitas durante o período letivo, nos horários escolhidos pela escola. Além de incluírem a exibição de um vídeo de conscientização e músicas para integrar a turma, elas são conduzidas a partir de gravuras diversas que podem mostrar situações de riscos. Ao final das atividades em grupo, os alunos têm a opção de fazer uma redação sobre o tema ‘O Seguro morreu de velho. Mas como foi que ele viveu?’ e concorrer a prêmios.

Para a agente do programa, Renata Helena, esse é um trabalho gratificante e desafiador. “Nossa atividade começa com uma apresentação do programa para as escolas, convidando-as a participar. O próximo e grande desafio é conquistar os alunos. Diante de vários fatores, fico muito feliz quando há interação e participação”, afirma.
Augusto Matos, presidente do Sindicato das Seguradoras (Sindseg MG/GO/MT/DF), reforça a importância do programa. “O objetivo é incentivar uma mudança de atitude dos jovens em relação à segurança e a prevenção de acidentes a partir da aquisição de novos valores na construção de um futuro seguro e mais solidário”, destacou.