Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!
Sindseg | Fórum do amanhã: Sonho de igualdade

Como melhorar a representatividade política? Quais as questões mais urgentes da democracia? É possível trazer os jovens para esse debate? Essas foram algumas questões discutidas durante o painel “As virtudes da Renovação: Uma nova política para o Brasil”, com Eduardo Gianetti, autor de “Trópicos Utópicos”, e representantes de diversos movimentos sociais, com a mediação de Eduardo Rombauer, o autor de “Vazio no poder: a reinvenção do ser político”.

Gianetti abriu o bate papo pedindo “menos Brasília e mais Brasil”. Para o escritor, o país precisa de uma reforma política que garanta uma boa gestão pública. “Não podemos continuar pagando mais de um terço de nossa produção para um governo ineficiente que não nos representa e não garante serviços mínimos com qualidade”. Segundo ele, o caminho é descentralizar o poder e garantir mais autonomia a cidades e estados para arrecadarem e priorizarem seus interesses locais.

Os representantes de movimentos sociais reforçaram que a questão mais urgente é desigualdade social. “Não se pode aceitar como natural que seis bilionários brasileiros tenham a mesma riqueza que metade da população e uma das formas de reverter esse quadro é com a reforma tributária”, disse Warley Alves do Quero Prévias. Para ele é urgente que se passe a taxar as pessoas de acordo com a sua riqueza.

Gianetti complementa que não faz sentido cobrar dos mais pobres impostos em em produtos e serviços como feijão e energia. “Garantir maior distribuição de renda é garantir oportunidade iguais de acesso à educação, saúde e trabalho”, reforça.

COMUNICADO IMPORTANTE

Comunicamos que o SindSeg MG/GO/MT/DF está funcionando em modelo híbrido (presencial e virtual) para garantir a segurança de todos.

O contato permanece por meio dos nossos e-mails e telefone/ WhatsApp corporativo.

Claudia Perdigão – [email protected]

José Augusto – [email protected]