A mesa “Brasil em terra dois” abriu o segundo dia de programação do II Fórum do Amanhã, contando com a participação do psicanalista Jorge Forbes e do sociólogo e pensador da sociedade pós-industrial Domenico De Masi, que também é um dos idealizadores do Fórum.

Forbes iniciou as discussões afirmando que tem observado, nos seus atendimentos, uma mudança de atitude e até na forma de sofrer de seus pacientes. Para ele, do nascimento à morte, passando por todas as etapas da vida – educar, estudar, amar, trabalhar, divertir, aposentar –, tudo está radicalmente diferente. “Saímos da era moderna e entramos na pós-moderna. Dito de outro modo, saímos da Terra um e estamos em Terra dois, que é um outro planeta. Se não atentarmos a esse fato, vamos insistir em velhos remédios para novos sintomas, o que não é nada bom”, afirmou.

Para o psicanalista, um dos principais aspectos da atualidade é a falta de padrões de comportamento. “Passamos de uma sociedade disciplinada, vertical, para uma sociedade horizontal, múltipla, em rede, de comportamentos flexíveis”, pontuou. Complementando Forbes, De Masi citou que a internet tem um grande peso nessa nova conjuntura. “Hoje, todos podem convocar pessoas pelo meio virtual e organizar protestos e até revoluções”, comentou.

COMUNICADO IMPORTANTE

Comunicamos que o SindSeg MG/GO/MT/DF está funcionando em modelo híbrido (presencial e virtual) para garantir a segurança de todos.

O contato permanece por meio dos nossos e-mails e telefone/ WhatsApp corporativo.

Claudia Perdigão – [email protected]

José Augusto – [email protected]