A reforma da Previdência é um assunto recorrente nos principais veículos de comunicação do país. Para esclarecer as principais dúvidas e mostrar quais seriam os impactos no setor de seguros, o SindSeg MG/GO/MT/DF promoveu o debate do tema  na última terça-feira  (4/06), em Brasília (DF) para os profissionais do segmento. O evento faz parte do Mercado de Seguros em Debate, iniciativa que, anualmente, traz assuntos de relevância para os profissionais do setor.

A convidada desta edição de Brasília foi a jornalista e também colunista da GloboNews, Juliana Rosa e o tema da palestra foi: “sem reforma da Previdência o Brasil quebra?”.  O presidente do Sindicato, Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, participou do evento e chamou atenção para a importância de os profissionais entenderem os impactos da reforma da previdência na economia brasileira. “O crescimento do setor de seguros está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico”, comentou.

A opinião também é compartilhada pelo representante do Sindicato no Distrito Federal, Carlos Cavalcante.  “No atual momento que vivemos, além de oportuno, esse debate é bastante relevante. Fora que a vinda como uma palestrante deste peso enriquece ainda mais a iniciativa do Sindicato”, diz.

Importância do seguro

Na ocasião, a palestrante disse que a reforma da previdência é fundamental para que a economia brasileira volte a crescer. “Ela não resolve todos os problemas econômicos, mas é a ‘mãe’ de todas as reformas, tanto para reduzir gastos quanto para reduzir desigualdades. Depois dela, será preciso fazer uma reforma tributária e uma série de outras medidas para reduzir a burocracia e aumentar a eficiência dos gastos públicos”, defendeu.

Juliana ainda destacou a relevância da contratação do seguro para garantir a tranquilidade dos brasileiros, considerando as incertezas atuais. “Neste cenário, o seguro ainda é muito importante, pois oferece proteção a despesas inesperadas e de difícil reparação, que podem comprometer, consequentemente, o seu futuro e o de sua família”, frisou.

Ainda de acordo com Juliana, os brasileiros precisam buscar mais informações sobre educação financeira. “Hoje, é possível acessar na internet uma ampla gama de dados e ferramentas gratuitas que podem ajudar as pessoas a fazer escolhas melhores para um futuro mais planejado. Esse maior conhecimento possibilitará que elas se conscientizem de que o seguro não é despesa, mas um investimento necessário que repõe tudo que não se consegue repor com recursos próprios”, finalizou.

Confira aqui as imagens do evento.