O Carnaval é um evento que tornou-se um elemento da cultura nacional, celebrado com grande entusiasmo pelo Brasil. Mas, para que os foliões “não queimem a largada” e percam a festa, é fundamental tomar alguns cuidados durante a folia. Com o mote “Neste carnaval, não vire um meme. Curta a festa com segurança!”, o Sindicato das Seguradoras, o SindSeg MG/GO/MT/DF, está reforçando algumas dicas para que todos curtam o carnaval de forma segura.

Fantasias iguais, pode. Só não pode se esquecer de hidratar e passar protetor solar: faça chuva ou faça sol, o protetor é fundamental. Além disso, beber água é importante para repor o líquido perdido com a folia.

Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. Mas, em cima dele, cuidado com a rede elétrica: alguns bloquinhos estão mais equipados e já possuem até trios elétricos. Se você for integrante do trio ou se for convidado para subir em um, cuidado ao passar por postes e fios, pois pode haver risco de choque.

Tire selfie sem moderação. Mas atenção ao atravessar a rua: não faltam cliques no carnaval. Mas cuidado ao fazer a pose no meio da rua ou ao ficar distraído, vendo o bloco passar. Se o trânsito não estiver parado, há o risco de você ser atropelado.

Cara feia, só se for para a fantasia. Não se envolve em brigas: fazer carão para compor o personagem, pode. O que não pode é ficar de cara feia por causa de brigas. Carnaval é só alegria! Evite confusões, para ninguém sair machucado.

Durante a festa, lembre-se que lixo é na lixeira: nada de jogar latinha, garrafas, resto de fantasia, ou qualquer outro lixo pelas ruas. O lixo entope bueiros, causa escorregões e pode acabar com a festa de muita gente.

Brinque carnaval, mas lembre-se, gentileza gera gentileza: é tempo de festa e alegria. Seja gentil, dê a passagem, nada de empurra-empurra ou de conversar “pegando” nas pessoas, sem permissão. Educação nunca é demais!

Super-herói por um dia, pode! Mas, antes de eles saírem voando por aí, identifique crianças e idosos: o uso de crachás ou pulseiras de identificação em crianças e idosos contribui para o caso de algum deles ficar perdido no meio da festa. Uma dica é colocar nome e telefone dos responsáveis. Ao sair para curtir um bloquinho ou uma grande festa, lembre-se de sair de casa devidamente identificados e curta a festa com tranquilidade.

Faça farra, mas não jogue confete ou espuma no olho do coleguinha: sprays de espuma ou confetes podem causar alergias ou irritação de quem for atingido nos olhos. Cuidado quando for brincar carnaval com algum desses itens. Independente se for adulto ou criança: acertar alguém pode acabar com a festa dele e com a sua também.

Beber todas, até sambar com o dedinho, pode! Só não pode dirigir depois: cada um sabe do seu limite, mas quando o assunto é dirigir depois de beber, o limite é zero. Então, se você quiser beber no carnaval, lembre-se de entregar as chaves para quem não for beber ou vá de transporte público.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos. Os temas estão sendo divulgados nas redes do sindicato, em formato de memes. Acesse as páginas do SindSeg MG/GO/MT/DF e interaja com a nossa campanha!

Facebook: facebook.com/SindsegMG

Linkedin: linkedin.com/company/sindseg-mg-go-mt-df