Sindseg | Observatório orienta sobre transporte de passageiros e cargas em motos

É simples, mas exige conhecimento. Transportar um passageiro numa motocicleta requer informações sobre postura e equipamentos adequados para reduzir os riscos de acidentes e lesões, tanto do garupa quanto do condutor.
O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) disponibiliza essas informações para ampliar a segurança de todos, em mais um vídeo educativo.

Garantir tais recomendações é mais uma ação de conscientização que a entidade realiza, sobretudo, pelo fato desse segmento ser aquele que mais registra mortes no trânsito em todo o país. Das 42.266 vítimas fatais computadas no trânsito brasileiro, 12040 foram ocupantes de motocicletas em 2013 – o que corresponde a mais de 36% do total. Esse foi o último dado disponibilizado pelo DataSUS.

As dicas também são oportunas neste mês de outubro, quando as entidades discutem transporte seguro de passageiros como tema da Agenda Positiva do Maio Amarelo.

De acordo com o OBSERVATÓRIO, é preciso lembrar que o carona ou garupa deve utilizar os mesmos equipamentos de segurança do condutor (capacetes, luvas, botas e roupas fechadas, preferencialmente de couro e colorida, e adesivos refletivos no capacete, ampliando a sua proteção e as chances de que possa ser visto).

“Crianças com menos de sete anos ou que não alcancem os pedais ou pedaleira da moto não devem ser transportadas, sob justificativa nenhuma”, alerta a entidade. Neste caso, o motociclista comete uma infração gravíssima, sujeita à multa, e pode ter suspenso o direito de dirigir, complementa o OBSERVATÓRIO.

Os cuidados com o capacete devem considerar o tamanho, ajuste (pressionar levemente o rosto) e a fixação (ficar preso ao queixo para não se soltar em caso de quedas). Crianças exigem capacetes adequados ao seu tamanho.

Em relação à viseira, o OBSERVATÓRIO lembra que ela é obrigatória para motociclistas e garupas e que não deve ser espelhada. A ausência desse dispositivo ou mantê-la aberta pode resultar em multas.

Antes de partir com a moto, cabe ao condutor orientar ao garupa que ele deverá sempre inclinar-se nas curvas e manobras, seguindo o seu movimento. O condutor deve pedir ainda que o garupa o abrace.

Já o condutor, sabendo que vai transportar alguém deve também calibrar e ajustar os pneus da sua moto.

Cuidados com cargas

Outro tema importante para os condutores de motos está relacionado ao transporte de cargas.

Segundo o OBSERVATÓRIO, em situações de transporte de cargas, o motociclista deverá estar atento a três questões: ao peso da carga, a sua localização e a fixação na moto.

“Sobre o peso, o ideal é respeitar a capacidade máxima da carga que o modelo da moto permite. Esse peso está definido no Manual do Proprietário, consulte! As dimensões da carga também não podem ultrapassar a largura da moto e a carga deve estar presa a um compartimento adequado”.

Outros pontos de atenção são garantir que a carga não encobrirá os faróis ou laternas da moto e não transportar nada no guidão.

Para ter mais dicas, assista ao vídeo que trata também de outros temas como o limite de passageiros a ser transportados, aprofunda o tema viseiras e fala sobre a melhor forma dos garupas se posicionarem na moto.

Fonte: ONSV