A fórmula para uma vida mais saudável, feliz e equilibrada está dentro de nós. Esta foi a principal lição deixada pela palestra ministrada pelo educador físico e apresentador Márcio Atalla, durante a quinta edição do Mercado de Seguro em Debate, promovido no dia 8 de junho, no The One Business, na capital mineira. O evento marcou o lançamento do mais novo programa do Sindicato, o Bem Saudável, que englobará ações de promoção da saúde.

“Uma pessoa mais saudável será muito mais ativa, produtiva, segura, e, consequentemente, mais feliz. Por isso, a proposta do programa é levar mais conhecimentos e ações que contribuam para que possamos avaliar como estamos lidando com a nossa saúde. Afinal, ela deve estar sempre em primeiro lugar”, disse o presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF, Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, durante a abertura do evento.

De maneira bem didática, Atalla criticou as dietas da “moda”, valorizou a prática de exercícios e desmistificou alguns conceitos. “As pessoas têm a mania de dizer que a genética é a grande culpada por estarem acima do peso. Na verdade, os principais fatores que determinam a nossa saúde estão ligados ao meio ambiente e ao estilo de vida. Juntos, eles totalizam 70% desses fatores, sendo que somente este último corresponde a 50%”, destacou.

Contrário às formulas mirabolantes e milagrosas para perder peso, ele não condena nenhum tipo de alimento e reforça que o equilíbrio e o bom senso na hora das refeições são a melhor estratégia. “A comida não deve ser vista como vilão, isso não é saudável”, disse.

Sobre a prática esportiva, ele a considera fundamental, independentemente da faixa etária. “Manter-se em movimento é essencial para o funcionamento do corpo, a ponto da Organização Mundial da Saúde dizer que uma pessoa sedentária não é saudável, mas sim, potencialmente doente”, frisou. Após a palestra, os convidados puderam esclarecer as suas dúvidas e, na sequência, foi servido um coquetel.

Márcio Atalla_1 Márcio Atalla_2 Márcio Atalla_3 Márcio Atalla_4

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO AQUI