Você chega a uma festa e é apresentado a uma pessoa. Neste breve encontro, analisa a forma como ela se veste, fala, gesticula e se movimenta. Mesmo sem conhecer nada sobre ela, você acaba fazendo uma avaliação, positiva ou negativa, baseado na primeira impressão que ela te causou. No mundo corporativo, isso também acontece. Assim, é preciso zelar pela própria imagem, nos ambientes pessoal e profissional.
Com o intuito de dar dicas sobre o tema, o SindSeg MG/GO/MT/DF promoveu ontem, em sua sede, na capital mineira, a palestra “Etiqueta empresarial: código de comportamento em seguros”. O debate integrou o Ciclo de Palestras e foi conduzido pela especialista em comportamento humano e também diretora educacional da Sociedade Brasileira de Ciências e Cultura do Seguro, Paula Souza.
“A etiqueta empresarial é um código de comportamento. O uso dela se faz necessário para dar harmonia às relações, pois o que é de bom senso pra mim, pode não ser para outra pessoa”, afirma Paula. Na ocasião, ela elencou algumas dicas direcionadas aos profissionais em diferentes ocasiões (veja mais abaixo).
“Essas orientações me fizeram refletir e as orientações foram ótimas”, afirma uma das participantes, Larissa Carneiro. A palestra também foi elogiada por Adriane Lisboa. “Superou as minhas expectativas e agregou tanto para a minha vida pessoal quanto profissional”. Essa também foi a opinião de Leonardo Santana. “Foi uma palestra muito boa, cheia de detalhes ricos que fazem diferença para o desempenho das nossas atividades”.
“Muitas vezes, não temos oportunidade de desfazer uma primeira impressão negativa, já que muitas vezes, somos influenciados por estereótipos. Por isso, é tão importante quebrá-los e estarmos atentos às regras da etiqueta empresarial, para evitarmos conflitos e gerarmos um clima de confiança, cooperação e parceria com as pessoas”, conclui Paula.
Adaptar-se às mudanças
No evento, Paula destacou que o perfil do público atendido pelos profissionais da área de seguros é muito mais amplo do que o de antigamente. “Hoje, eles lidam com as novas gerações e, junto delas, vêm outros tipos de comportamentos. Daí a necessidade de entendê-los e de nos adaptarmos a eles”, complementa.
A forma de relacionar-se também foi impactada pelo mundo digital. “Além das redes sociais, também temos hoje o WhatsApp, que é um canal muito utilizado pelos profissionais para falar com os clientes”, exemplifica.