Com o início do segundo semestre, é hora também de retomar as oficinas do programa Educar para Proteger. A iniciativa, que é promovida pelo Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e Capitalização dos Estados de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso e do Distrito Federal (Sindseg MG/GO//MT/DF) há sete anos, tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes para a importância de pensar na própria segurança de forma preventiva e consciente.

Tânia Mara Lage, psicóloga, pedagoga e uma das cinco agentes que promovem as atrações nas escolas, deverá realizar 49 oficinas em Ipatinga (MG), atingindo quase 2 mil alunos. “Falamos com eles sobre a cultura do seguro, mas também sobre como é ser jovem nos dias de hoje, como mudaram os valores e as atitudes e como devemos nos preservar de acidentes e pela vida”, comenta Tânia.
A profissional explica que procura conduzir a conversa de forma bem espontânea, para que os jovens se sintam à vontade para exporem suas opiniões e para que gere interesse sobre o tema. “É um assunto que muitas vezes eles nunca pararam para pensar, mas que quando surge oportunidade, gera uma reflexão”.
Para atrair o interesse dos alunos, o programa ainda promove o concurso cultural de redações. Com o tema “O seguro morreu de velho. Mas como foi que ele viveu?”, os estudantes são estimulados a escrever sobre o assunto. Os três melhores de cada região são premiados com um iPad, um smartphone e um tablet, respectivamente.
Para o presidente do sindicato, Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, promover uma iniciativa que envolve adolescentes é muito gratificante, pois é uma forma de trabalhar a cultura do seguro desde a formação dos jovens. “Queremos que eles se tornem adultos mais conscientes e responsáveis com a sua segurança e a da sociedade”, comenta. Augusto ainda agradece a todos os envolvidos para que esse trabalho aconteça. “Só conseguimos alcançar esse número cada vez maior de alunos com o esforço de muitas pessoas, entre eles a Tânia e o corretor de seguros Flávio Ferrer, que nos ajudou com a indicação de escolas em Ipatinga.”
Confira o cronograma do Programa em Ipatinga:
10 e 11/8 – E.E. Nacif Selim de Sales
12 a 14/8 – E.E. Nilza Luzia de Souza Butta