As atividades da oitava edição do programa Educar para Proteger retornam no segundo semestre, a partir de agosto. O objetivo do programa é despertar o interesse dos estudantes sobre a importância de pensar na própria segurança de forma preventiva e consciente. Para isso, agentes selecionados e treinados realizam oficinas pedagógicas para alunos do ensino médio de escolas públicas de Minas Gerais. Além da capital mineira e cidades da Região Metropolitana, a ação também acontece em instituições do Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Região Centro-oeste, Região Leste e Norte. Neste ano, 45 escolas participarão do projeto.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e Capitalização dos Estados de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso e do Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT/DF), Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, a iniciativa busca despertar a cultura de seguro e com isso incutir valores na formação dos jovens. “É importante conscientizá-los e incentivá-los a ter uma mudança de atitude em relação à segurança e à prevenção de acidentes. Isso só é possível com conhecimento e adoção de novos valores morais”, destacou.

As oficinas de mobilização acontecem durante o período letivo, nos horários escolhidos pela escola. A agente Tânia Mara Lage participa desde a primeira edição e se diz animada para a volta às aulas. Ela conta que o desafio é fazer com que jovens de 14 a 19 anos reflitam sobre medidas de segurança que precisam tomar para ter uma vida estável. “O objetivo é os fazer pensar para além da segurança pública, sobre a importância de possuir atitudes responsáveis de forma a guiar da melhor maneira possível suas vidas”, explica.

Segundo a agente, o segredo para despertar a atenção dos alunos para a importância do tema é promover sua participação na aula. “Não dou palestra, realizo dinâmicas e incentivo o debate e a reflexão”, completa Tânia Lage. Além das dinâmicas, são também utilizados recursos como imagens de situações de risco e os alunos assistem a um vídeo de conscientização. Ao final do encontro, os participantes são estimulados a participar de concurso cultural, produzindo uma redação sobre o tema ‘O Seguro morreu de velho. Mas como foi que ele viveu?’. Os três melhores autores de cada cidade participante são premiados com um iPad, um smartphone e um tablete, respectivamente.

Hotsite do programa: https://sindsegmd.com.br/educar/

COMUNICADO IMPORTANTE

Comunicamos que o SindSeg MG/GO/MT/DF está funcionando em modelo híbrido (presencial e virtual) para garantir a segurança de todos.

O contato permanece por meio dos nossos e-mails e telefone/ WhatsApp corporativo.

Claudia Perdigão – [email protected]

José Augusto – [email protected]