Sindseg | Refletir para mudar

Aristides Amaral Junior, chefe da Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais, fala sobre a importância da prevenção no trânsito

O mês de dezembro foi marcado por uma diminuição significativa, em cerca de 34%, do número de acidentes, feridos e mortos nas estradas mineiras, em relação ao mesmo período de 2013. É o que revela o chefe da Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais (PRF/MG), Aristides Amaral Junior. Para ele, esse resultado é decorrente do aumento do policiamento nas rodovias, da realização de campanhas educativas e, principalmente, do comportamento dos motoristas. “Sabemos que aproximadamente 90% dos acidentes estão diretamente relacionados às falhas humanas, como falta de atenção, uso de bebidas alcoólicas, velocidade incompatível e ultrapassagens mal planejadas.
Sendo assim, quando registramos números positivos em um mês marcado por dois importantes feriados, como o Natal e o Ano Novo, é fundamental reconhecer a colaboração deles”, frisou. Confira, a seguir, quais são os desafios e as estratégias do órgão para preservar mais vidas no trânsito e a importância do apoio de entidades, como o Sindseg, nesse trabalho.
Em um ano marcado por vários feriados, épocas com maior movimento nas estradas, como se prevenir para chegar bem ao destino final?
O primeiro passo é adotar uma direção segura e preventiva, que respeite as leis de trânsito. Controlar a ansiedade de chegar e de voltar logo também é importante. Em dias chuvosos, é preciso estar ainda mais atento, já que as pistas ficam mais escorregadias e diminuem as condições de visibilidade. Enfim, independentemente dos feriados, períodos em que os acidentes se potencializam, contamos com a colaboração de todos os motoristas para obter bons resultados no decorrer de todo este ano.
Além do reforço do policiamento nas rodovias, qual é a relevância das campanhas informativas para a conscientização dos motoristas?
Infelizmente, há uma carência muito grande de campanhas desse tipo no Brasil. Por isso, os trabalhos promovidos por qualquer tipo de órgão, entidade ou empresa nessa área são muito bem-vindos e importantes. A partir do momento que mais campanhas surgem, maiores são as chances de evolução dos motoristas e de mudar a triste realidade do trânsito brasileiro. Por isso, parabenizo o Sindseg pela realização da campanha “Viajar Seguro”.
Quais são, atualmente, os principais desafios da PRF/MG?
Nossa missão é preservar vidas, por isso, diminuir o número de feridos e mortos é tão importante. E, para que isso aconteça, é primordial a colaboração dos motoristas, não só nos feriados, mas diariamente. Não vamos nos contentar com resultados positivos apenas nessas épocas. Alm