Sindicato das Seguradoras
31 3271.0770

Informações e análises qualificadas são importantes bases para que melhores decisões e estratégias sejam tomadas. É com essa premissa que o SindSeg MG/GO/MT/DF promove, anualmente, o Mercado de Seguros em Debate, iniciativa que leva palestras e debates relevantes dos cenários econômico e político brasileiro aos profissionais do setor.

O convidado da 6ª edição do Mercado de Seguros em Debate, realizado no dia 25 de setembro, no Centro Empresarial The One Business Center, em Belo Horizonte, foi o  economista e apresentador Ricardo Amorim. Considerado uma das personalidades mais influentes do país, ele transmitiu a um público de 200 pessoas as suas percepções sobre o momento atual do Brasil, com a palestra “Política e Economia – Cenários e Perspectivas”.

Amorim apresentou dados econômicos e discutiu a crise que estagnou o país nos últimos anos, expondo pontos como a retração do PIB médio, além de explicar o funcionamento dos ciclos econômicos, indicando os momentos de contração e expansão causados pelos picos.

O economista também comentou sobre o cenário político, que deve influenciar a economia do Brasil dependendo do resultado da campanha eleitoral. “Não dá para falar de economia sem considerar a política, e fatores importantes como a confiança da indústria e taxas de juros dependem do plano econômico do candidato que será eleito”, comentou.

Ele também foi enfático ao reforçar a importância e o potencial do setor de seguros no Brasil, principalmente na região de atuação do SindSeg MG/GO/MT/DF. Analisando gráficos e dados relacionados aos ciclos econômicos e crescimento do PIB, Amorim destacou que a fase atual é de oportunidades para o segmento e se mostrou otimista em relação à melhoria na economia brasileira e no setor de seguros. “Ainda que apresentando um crescimento menor do que em outros períodos, o mercado de seguros foi um dos segmentos que, mesmo na crise, continuou crescendo. Com uma recuperação do consumo e uma confiança alta, o mercado de seguros irá expandir ainda mais”.

O agronegócio foi apontado por Amorim como uma das áreas que impulsionará a recuperação econômica e ressaltou que o segmento é forte no Centro-Oeste, por isso, frisou que o mercado de seguros deve investir em produtos e soluções adaptados a ele.

Mercado de seguros em crescimento

Segundo Amorim, compartilhar suas perspectivas com um público tão relevante para a retomada do crescimento da economia brasileira é de muita importância. “Eu acredito que resultados melhores são consequências de decisões melhores e elas só são possíveis com mais informações. Estar aqui e participar dessa troca de conhecimento é poder colaborar um pouco para que as pessoas possam alcançar mais. O setor de seguros é importante em qualquer lugar do mundo e sua participação na economia tende a crescer quanto mais desenvolvido um país é. Sou otimista com a economia brasileira e mais otimista ainda com o setor de seguros”, comentou.

Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, presidente do SindSeg, também ressalta o mercado de seguros como um dos segmentos mais importantes da economia brasileira e espera que o setor possa contribuir com a recuperação do país. “Essa iniciativa do SindSeg busca proporcionar aos profissionais do nosso setor informações e dados para que eles tomem as melhores decisões possíveis para que consigamos um crescimento constante. É um prazer receber em nosso programa um profissional com tanto respeito e relevância, apresentando ao nosso público uma perspectiva real e otimista do cenário atual em um momento de tantas incertezas”, destaca o presidente.

Ricardo Amorim divulgou uma Live no seu Instagram com o conteúdo da palestra. Confira:

Veja a galeria de fotos da palestra aqui

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER E OUTRAS NOVIDADES