Sindseg | Seguro residencial deve ser disseminado

Segundo dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), dos 68 milhões de domicílios no Brasil, somente 9,1 milhões possuem apólice de seguro residencial, isso mostra o índice de penetração de apenas 13,3% desse ramo.

“Isso representa que nós seguradoras, órgãos do mercado, todos os profissionais desse setor e o governo ainda temos um trabalho grande de apresentar à população a importância, benefício e a vantagem da contratação de seguros”, enfatiza o membro da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da FenSeg, Claudio Cabral Assunção.
Para o diretor executivo da FenSeg, Neival Freitas, há três fatores que influenciam diretamente o baixo índice de penetração. “A falta da cultura de seguro no Brasil, a percepção de que o preço é caro e nós temos que desmistificar isso. A terceira é que o corretor de seguros pensa que o preço é baixo e a comissão é pequena, porém é uma carteira que ele pode acumular e que o índice de renovação é elevado. É um cliente que não irá perder”.
A região sul é a que mostra melhor índice de penetração do seguro residencial, com 16,6% dos seus 10 milhões de domicílios, o que corresponde a 2,5% do número de apólices desse ramo no Brasil. A menor atuação está na região norte, com 3,07% das residências.
Os três estados com índice acima de 10% de penetração são São Paulo (28,46%), Distrito Federal (20,47%) e Santa Catarina (17,61%). E as regiões que apresentam pior penetração do seguro residencial são Maranhão (1,93%), Piauí (2,03%) e Amapá (2,07%).
Fonte: Revista Cobertura