Sindseg | Sindseg é parceiro da ONG Asas e Amigos

Alguns são vítimas do tráfico de animais silvestres e maus tratos. Outros possuem graves problemas de saúde ou são abandonados. Entre várias situações, são animais que, na maioria das vezes, não poderão retornar à natureza. Diante de casos como esses e apaixonado por sua profissão, o médico veterinário Marcos de Mourão resolveu criar a ONG Asas e Amigos. Fundada em 16 de outubro de 2011, a organização fica localizada no município de Juatuba e, atualmente, conta com 250 recintos que abrigam, aproximadamente, 500 animais resgatados.

Eles chegam por meio do Ibama ou da Polícia Ambiental e passam por exames, tratamento ou cirurgia, para, então, decidir o destino final: ou voltam para o hábitat natural ou são enviados ao criatório no sítio da ONG. “Basicamente, a seleção funciona assim: aqueles ameaçados de extinção e mutilados são colocados no criatório onde recebem os devidos cuidados. Os que podem voltar ao hábitat são entregues ao Ibama novamente”, conta o veterinário.
Com a ajuda de três funcionários no sítio e uma despesa de R$ 15 mil por mês com comida, remédio e tratamento, Marcos arca a maior parte dos gastos e conta com a ajuda de alguns parceiros e padrinhos. Diante disso, sensibilizado com o projeto, o Sindicato das Seguradoras (Sindseg MG/GO/MT/DF), tornou-se um dos padrinhos da organização.
Segundo Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, presidente do Sindseg, o apoio se dá por meio da campanha Chega de Acidentes que tem por missão reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade em prol da elaboração e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária, com metas e prazos de redução de vítimas de acidentes, para obter um trânsito mais seguro. “Vamos apoiar algumas atividades da instituição, pois muitos animais que circulam pelas autopistas podem causar acidentes”, explica. De acordo com Marcos, a parceria do Sindseg vai ajudar muito o projeto. “Todo apoio é bem-vindo. Como a associação busca ajuda, com as parcerias conseguimos amparar os próximos animais que podem precisar da ONG”, afirma.
Para mais informações sobre como apoiar a instituição, acesse http://asaseamigosdaserra.blogspot.com.br/