O dia 23 de novembro foi marcado por muito aprendizado sobre segurança em Divinópolis. Realizado pelo Núcleo de Pós Graduação em psicologia do Trânsito da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e com patrocínio do SindSeg MG/GO/MT/DF, o Seminário Educação, Trânsito e Cidadania tratou de temas relacionados a segurança, prevenção de acidentes e educação para o trânsito.

O evento, que foi aberto a interessados e teve inscrições gratuitas, contou com uma série de palestras ministradas por representantes das polícias Civil e Militar, do Ministério Público e de entidades públicas ligadas a regulamentações e fiscalizações do trânsito no estado.

Com o objetivo de tratar a segurança no trânsito por um viés de educação, estudantes do 5º ao 9º ano de escolas da cidade foram convidados a participar de um concurso de redações com o tema “nós somos o trânsito”. Ao final do seminário, os trabalhos considerados destaques pela comissão julgadora foram apresentados ao público, e os dois trabalhos mais bem avaliados de cada série foram premiados com uma caixa de som com tecnologia bluetooth.

Alysson Parreiras Maia, representante do SindSeg em Divinópolis, destacou a importância de a entidade apoiar eventos que buscam informar e conscientizar sobre segurança no trânsito. “A educação no trânsito, principalmente nos dias de hoje, em que as pessoas tem andado ansiosas e com o tempo corrido, é um tema de fundamental importância para termos um trânsito mais seguro e dirigirmos com mais responsabilidade, além de evitar acidentes”, afirma.