As mudanças que ocorrem nas corporações não correspondem apenas ao operacional – abrangem também as questões comportamentais. Diante de um mercado que busca dinamismo, criatividade, interatividade e ideias, é necessário que líderes ou profissionais que estejam se preparando para se tornar líder, desenvolvam habilidades de comunicação para lidar com pessoas e equipes. Este foi o assunto abordado por Rosana Sá, sócia-diretora da Cyclos Consultoria, na palestra “Trabalho em equipe: uma missão possível”, realizada na última quarta-feira (30), no Sindicato das Seguradoras (Sindseg MG/GO/MT/DF).

Segundo Rosana, o líder é aquele que mobiliza pessoas. “Para que os  gestores desenvolvam um bom trabalho em suas equipes, é preciso integrar seus componentes, envolvê-los em torno do mesmo objetivo, manter a motivação, maximizar o desempenho do grupo, conduzir os trabalhos mantendo o foco na missão corporativa, avaliar os resultados alcançados, entre outros aspectos”, explica.

Ela reforçou também que trabalhar em equipe é assumir que você está sendo lapidado. Entender que todos os dias é possível aprender coisas novas e contribuir com sugestões. Além disso, é importante compreender que juntos todos se tornam mais fortes e conseguem superar grandes desafios com maior facilidade.