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Marco Neves, diretor comercial regional MG/CO da Allianz Seguros

Julho de 2021. Já são 17 meses desde o início da pandemia de Covid-19, que nos tirou do nosso normal, da nossa zona de conforto, do nosso mundo de rotinas, planos e quase certezas. Tivemos que nos adaptar a uma nova realidade em todos os níveis, pessoal e profissional, adquirindo novos hábitos e práticas.

Trazendo essa realidade para o mundo dos negócios e, especificamente, para o nosso mercado de seguros, já é senso comum afirmar que a pandemia acelerou a transformação digital no segmento, que já vinha caminhando para se tornar tendência antes da Covid-19.

Avançamos quantos anos? Cinco, seis, sete? Não é uma conta simples para cravarmos um resultado, mas, sim, podemos afirmar com todas as letras que avançamos e muito nesse um ano e cinco meses. A tecnologia veio para ficar e deve ser utilizada como aliada e, não como uma barreira, por todos os atores envolvidos no mercado segurador.

No estudo Tendências e Nova Realidade: 1 ano de Covid-19, divulgado pela KPMG em abril de 2021, a consultoria aponta que a digitalização foi acelerada em função da pandemia, pois as seguradoras procuraram atender melhor aos clientes e permanecer competitivas no mercado em constante evolução.

A publicação destaca que a adoção digital no setor de seguros cresceu 20% globalmente no último ano. Esta transformação está ocorrendo em todo o ciclo de vida das apólices de seguro, desde o marketing até sinistros. E é exatamente isso que estamos presenciando no mercado: simplificação, automatização e digitalização dos processos de ponta a ponta, buscando disponibilizar serviços on-line, facilidade no contato, solução rápida de problemas, excelência na jornada e atendimento 100%.

Nossos clientes, sejam os segurados ou corretores e parceiros de negócios, preferem a simplicidade. Eles querem produtos que sejam fáceis de entender, negociar, comprar e, principalmente, usar. Com essa percepção, as seguradoras que usarem uma abordagem centrada no cliente – lembrando que lidamos com diferentes gerações de consumidores – e utilizando a tecnologia para projetar produtos que atendam a todas essas camadas, serão capazes de se manterem competitivas e superar expectativas no mercado.

 

 

 

Seguro de A a Z: Acesse aqui o glossário com os principais termos do mercado.