Focado em competências de ensino docente, a iniciativa promove encontros formativos para contribuir com os desafios de engajamento estudantil e as relações interpessoais no ambiente escolar
Nesta segunda-feira, 10 de outubro, Dia Internacional da Saúde Mental, o Instituto Ânima (do grupo Ânima Educação), a Seguradora Zurich e a Z Zurich Foundation apresentaram em coletiva de imprensa o programa “Projeto de Vida – e a temática da Saúde Mental nas juventudes”, voltado às escolas públicas de educação básica de todo o país.
A iniciativa tem como eixo a formação docente em metodologias de ensino e aprendizagem, à luz da neurociência, para desenvolver competências de prática e engajamento profissional. Os encontros formativos possibilitam, ao professor, integrar recursos educacionais, no planejamento e execução de atividades, considerando aspectos atitudinais e comportamentais que favoreçam a construção do projeto de vida do estudante. Frente aos desafios e demandas acentuados pela pandemia, a proposta traz uma série de ações que informam, orientam e promovem a reflexão do estigma relacionado à saúde mental.
Concebido como uma diretriz pedagógica na política educacional de estado, inicia na rede pública de ensino goiana, pioneira na implementação do programa, dentro do componente curricular Projeto de Vida, direcionado aos professores e estudantes do Ensino Médio.
“A parceria da Seduc com o Instituto Ânima tem rendido excelentes frutos como, por exemplo, a oferta de palestras sobre Saúde Emocional e Mental para os professores. Nós sabemos que a aquisição de competências socioemocionais é uma exigência do futuro e ter profissionais capacitados tratando disso com os professores da rede é sair na frente rumo a esse futuro. Isso tem sido muito positivo e tem surtido efeito no chão da escola, que é onde realmente importa”, diz a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli.
Ana Paula Maniá da Matta, Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa da Seguradora Zurich, destaca a preocupação da companhia com a saúde mental dos brasileiros como tema prioritário desde 2019, afinal, o país reunia na ocasião, o maior número de pessoas ansiosas no mundo: 9,3% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esse número tomou proporções alarmantes na população durante a pandemia. Cerca de 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, realizado em abril de 2021, o que tornou a iniciativa ainda mais urgente.
“A principal causa dessa falta de diagnóstico e tratamento é o estigma e o preconceito em relação à doença mental. Isso faz com que outros médicos não encaminhem seus pacientes ao psiquiatra, esse é o motivo mais frequente para pacientes não seguirem o tratamento psiquiátrico”, diz Wagner Gattaz, professor e presidente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e CEO da Gattaz Health&Results.
Para Daniele Paz, Diretora Executiva do Instituto Ânima, o tema saúde mental deve ser trabalhado pela pasta da educação, considerando inclusive os profissionais da educação, com o objetivo de contribuir nas relações intrapessoais e interpessoais, com reflexos diretos no ambiente escolar. De acordo com pesquisa da Associação Nova Escola, 72% dos educadores brasileiros tiveram a saúde mental afetada e precisaram buscar apoio em 2020.
“A oportunidade de contar com os educadores para conduzir a temática em um componente que trata de sonhos e ideais é um ponto de partida para resgatar esse vínculo e o significado da escola para o estudante”, explica Daniele.
O programa não oferece nem indica tratamento médico. A partir da problematização dos temas relacionados à saúde mental como ansiedade, depressão e stress, o professor desenvolve com o jovem situações de aprendizagem que visam a construção do seu projeto de vida, considerando inclusive as habilidades socioemocionais necessárias para realizá-lo, como autoconsciência, autogestão e tomada de decisão responsável. Ao longo do ensino médio, o jovem irá ponderar as suas escolhas para decidir com responsabilidade e autonomia, a continuidade dos estudos e/ou sua inserção no mundo do trabalho.
“Na Z Zurich Foundation, nós acreditamos num mundo onde cada jovem é estimulado a cuidar de sua saúde de maneira proativa. O reconhecimento da necessidade de promover o bem-estar mental da juventude pelas autoridades legais de educação é crucial para criar impacto da maneira mais sustentável possível”, diz Sofyen Khalfaoui, líder do Programa de Melhoria do Bem-Estar Mental da Z Zurich Foundation.
Além de atuar diretamente nas escolas, a iniciativa criará uma plataforma on-line com trilhas formativas, relacionadas aos eixos estruturantes de Projeto de Vida e Saúde Mental (BNCC, competências socioemocionais e saúde mental), que está sendo desenvolvida em parceria com a Flow School (Grupo Ânima).
“Todo mundo pode enfrentar um problema de saúde mental em qualquer momento da vida, independente da classe social. Levar isso para a escola pode iniciar um movimento importante, levando o assunto para fora da escola e multiplicando o conhecimento”, ressalta Ana Paula Maniá da Matta.
O programa é cedido pelo Instituto Ânima aos governos e está disponível para adesão pelas redes de ensino públicas estaduais e municipais. “O Laboratório de Inovação em Políticas Públicas Educacionais (Lippe) do Instituto Ânima promove o encontro entre a academia, o poder público e investidores do terceiro setor e serve à resolução de problemas educacionais com base em evidências científicas produzidas pelas avaliações de impacto realizadas. Buscamos melhorar a qualidade da educação pública por meio de formação docente e da produção de recursos educacionais continuamente avaliados, para que respondam aos desafios de contextos apresentados por cada rede”, comenta Daniele Paz, Diretora Executiva do Instituto Ânima.
Sobre o Instituto Ânima
O Instituto Ânima é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, coligada ao Grupo Ânima educação, que trabalha para a transformação da educação brasileira desenvolvendo programas educacionais de impacto social. Buscamos excelência em programas de pesquisa e educação, com produção de publicações científicas e evidências que respaldem as diretrizes e as políticas educacionais do país. Fazemos parte do Ecossistema Ânima de educação, um dos maiores grupos educacionais privados de ensino superior do país. Sobre a Ânima Educação Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 394 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Sobre o Zurich Insurance Group
Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder multicanal que apresenta soluções para seus clientes e parceiros na esfera local e global. Com cerca de 55 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de serviços e produtos em Seguros de Vida e de Ramos Elementares em mais de 215 países e territórios. Entre os clientes da Zurich encontram-se indivíduos, pequenas e médias empresas, assim como grandes empresas e multinacionais. O Grupo está sediado em Zurich, Suíça, onde foi fundado em 1872. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no Six Swiss Exchange e tem o Nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Saiba mais em www.zurich.com.
Sobre a Z Zurich Foundation
Na Z Zurich Foundation, acreditamos em um mundo onde os indivíduos têm as ferramentas e os recursos necessários para melhorar seu bem-estar mental. Ao longo dos vários projetos que apoiamos, nosso objetivo é criar um movimento de bem-estar mental que está ajudando as pessoas a verem seus sentimentos pelo que são, para que possam evitar que o estresse se transforme em ansiedade. A Z Zurich Foundation trabalha ao lado dos funcionários da Zurich Insurance Group e de outras partes interessadas, bem como com governos e ONGs na busca de um futuro onde as pessoas possam prosperar diante dos crescentes riscos climáticos, onde aqueles de nós que sentem o estresse da vida possam falar, e onde os marginalizados em nossa sociedade possam alcançar seu pleno potencial. A Z Zurich Foundation é uma fundação beneficente com sede na Suíça, criada por membros do Zurich Insurance Group. Ela é o principal veículo pelo qual o Zurich Insurance Group realiza sua estratégia global de investimento comunitário. Visite o website da Z Zurich Foundation para saber mais sobre seu trabalho e os programas que ela apóia no espaço do bem-estar mental: https://zurich.foundation. Siga a Z Zurich Foundation no LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
ZURICH É A ÚNICA SEGURADORA A RECEBER SELO DE DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
Talentos para o Futuro, oferece formação profissional para jovens em vulnerabilidade social; 67% dos alunos do projeto já ingressaram no mercado de trabalho
O projeto Talentos do Futuro, parceria da Seguradora Zurich com o Instituto Techmail (ITM), foi reconhecido pela Prefeitura de São Paulo com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade. O selo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) para reconhecer iniciativas e práticas de inclusão e diversidade em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor.
O Talentos para o Futuro consiste em um curso de três meses, destinado preferencialmente a mulheres, pessoas pretas, pessoas trans, pessoas com deficiência e refugiados de 16 a 21 anos de idade, que estejam cursando o Ensino Médio em escolas públicas na cidade de São Paulo. O projeto teve início no final de 2020 e se estende até 2023, período em que 360 jovens distribuídos em 12 turmas devem ser beneficiados. Até Agosto deste ano, 211 jovens de oito turmas se formaram e 149 deles já ingressaram no mercado de trabalho.
O Talentos para o Futuro tem apoio da Z Zurich Foundation, instituição social formada por membros do Zurich Insurance Group. Por meio de seu trabalho, que incluem outros projetos, a Z Zurich Foundation quer criar um futuro melhor para pessoas vulneráveis e visa transformar a vida de mais de 1 milhão de pessoas diretamente, e impactar positivamente cerca de 10 milhões até 2024.
Em sua 5ª edição, o Selo Municipal de Direitos Humanos reconheceu iniciativas e ações que promovem a inclusão com impacto social nas categorias: Infância e Adolescência; Igualdade Racial; Pessoas Imigrantes; Juventude; LGBTI; Mulheres; Pessoas com Deficiência; Pessoas em Situação de Rua; Pessoas Idosas; Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas; Povos Indígenas e Transversalidades. O resultado foi publicado na edição desta terça-feira, dia 18, do Diário Oficial da Cidade de São Paulo.