Sindseg | Mercado de Seguros em Debate trouxe Cristiana Lôbo

Profissionais do mercado de seguros de Belo Horizonte marcaram presença no quarto encontro da série “Mercado de Seguros em Debate”, promovido pelo Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e Capitalização dos Estados de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso e do Distrito Federal (SindSeg MG/GO/MT/DF).

Realizado no Hilton Garden Inn, o evento abordou o tema “Conjuntura econômica brasileira – o quem vem pela frente”, sob a ótica da jornalista política, Cristiana Lôbo, e do presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Francisco Silveira Borges da Costa.

Segundo Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF, o Mercado de Seguros em Debate é mais uma ação com o objetivo de proporcionar encontros com informações relevantes para os profissionais. “Estamos sempre oferecendo oportunidades para os profissionais do mercado, das diferentes regiões de abrangência do sindicato, se prepararem para ‘o que vem pela frente’, como é o tema do nosso evento”, disse.

Cristiana Lôbo iniciou a palestra fazendo um panorama do cenário político-econômico e apontando algumas perspectivas. “Economistas avaliam que há um pequeno sinal de melhora, com expectativa de crescimento econômico de 2%, em 2017. Esse número é pouco diante do tanto que o Brasil recuou. Mas é uma retomada, que tende a refletir, de forma positiva, no mercado de seguros”, relata.

A jornalista analisa que o ano de 2017 será melhor que o de 2016. “O Brasil nunca teve dois anos de recessões consecutivas”, diz.  Para esse avanço, ela explica que será necessária uma mudança estratégica. “Até o momento, o país cresceu muito em cima de consumo, mas esse modelo se esgotou. O crescimento, a partir de agora, deve ser via investimentos”, completa.

Mercado de seguros em debate

“Se cada um varrer a porta da sua casa, no final do dia a cidade estará limpa”.  Foi assim, com esse provérbio chinês, que Cristiana Lôbo encerrou a palestra, incentivando uma reflexão sobre a importância do papel de cada um na transformação de um país melhor. Ela ainda comentou a relevância do seguro nisso, já que o setor proporciona o que atualmente as pessoas mais querem: segurança e garantia de futuro.

Em seguida, João Francisco abordou sobre a situação atual do mercado de seguros. “Estamos vivendo um momento desafiante com os reflexos da recessão econômica. Mas estamos otimistas para a retomada”, afirmou. De acordo com Francisco, 45% do faturamento do setor vem do ramo de automóveis. “Porém, por causa do cenário de retração, esse segmento está com uma queda de 2,6% nominal. Quando adicionamos a inflação, temos uma queda perto de 10%”, relata.

No encerramento, o presidente do sindicato Augusto Frederico Costa Rosa de Matos homenageou os palestrantes, presenteando-os com obras de artesãos mineiros. Depois, os participantes seguiram para um coquetel.

E o SindSeg já está com data marcada para levar o evento a Cuiabá (MT). Com o mesmo tema, a palestra será ministrada pela jornalista Mara Luquet, no dia 27 de outubro, às 19h, no GranOdara Hotel.

Clique aqui e confira as fotos do evento.