O sistema permite a comparação de até cinco fundos, com visualização da rentabilidade em gráficos
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) reformulou a consulta ao desempenho dos fundos de investimento previdenciários. A partir de agora, a atualização dos dados passa a ser mensal e os consumidores (participantes) terão uma ferramenta mais prática, intuitiva e com novo layout.
A ferramenta da Susep reúne, no mesmo local, a classificação de cada fundo por seguradora/entidade, considerando a performance ajustada ao risco. Os resultados seguem a classificação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e estão segregados por períodos de observação de 12, 18 ou 24 meses.
O investidor pode fazer comparações da rentabilidade entre os fundos, bem como verificar a performance comprando com indicadores referenciais como CDI, Ibovespa e Índice de Mercado Anbima (IMAB).
O sistema permite a comparação de até cinco fundos, com visualização da rentabilidade em gráficos. Segundo a autarquia, ao consultar o site da Susep o consumidor ganha mais transparência na sua avaliação final, considerando não apenas a rentabilidade do fundo, mas também as bases técnicas, como taxa de juros e tábua biométrica, utilizadas na composição do produto.
Em 2019, o ranking dos 11 melhores na classe multimercado livre ficou assim, segundo dados da planilha divulgada pela Susep que permite a comparação dos fundos e gestores. A Icatu e o Itau tem cada um quatro fundos classificados com melhor rentabilidade. SulAmérica, BTG e Bradesco completam o quadro.
Fonte: Sonho Seguro