Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!

O evento “Mercado de Seguros em Debate”, realizado no dia 26 de setembro em Uberlândia, trouxe à tona o tema “A Força do Agronegócio – Desafios e Oportunidades para o Mercado de Seguros”. Com a presença de mais de 80 participantes, entre corretores de seguros, securitários e produtores rurais, o evento proporcionou um espaço rico para a troca de experiências sobre as necessidades e as tendências do setor, especialmente no que diz respeito à proteção dos ativos do agronegócio. As palestras de Weber Bernardes de Andrade (Vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg Senar) e Joaquim Francisco Rodrigues (Superintendente de Produtos Agro da Tokio Marine Seguradora ) destacaram estratégias para mitigar riscos, maximizar a segurança das operações agrícolas e aproveitar as oportunidades de crescimento neste segmento. Os participantes tiveram a oportunidade de debater os principais desafios enfrentados no campo, como as adversidades climáticas e o acesso ao crédito, além de conhecerem soluções inovadoras oferecidas pelo mercado segurador.”

Divino de Paula, corretor de seguros e vice-presidente do SINCOR-MG, destacou a relevância do encontro:

“A confluência dos pontos envolvidos pelo Sr. Weber atendeu diretamente às necessidades do nosso segmento. Como representante do SINCOR-MG, pude perceber as oportunidades para melhor compreendermos um dos setores mais essenciais para a economia e para o abastecimento alimentar de nossa população. Se unirmos forças entre seguradoras, corretoras de seguros e representantes do agronegócio, poderemos desenvolver soluções viáveis ​​que beneficiem todos os elos da cadeia de valor, contribuindo para a qualidade de vida e a sustentabilidade dos negócios, tanto em Minas Gerais quanto no Brasil.”

O Agro em Minas Gerais

Com uma diversidade climática e zonas agrícolas variadas, Minas Gerais se destaca pela produção de culturas importantes ao longo do ano, com destaque para o café. O estado é o maior produtor de “ouro negro” no Brasil, e junto com Espírito Santo, São Paulo e Paraná, coloca o país na liderança mundial na produção do grão.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Valor Bruto da Produção (VBP) do café em Minas Gerais deve atingir R$ 30,8 bilhões em 2024, um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior. Entretanto, as previsões climáticas foram severamente impactadas na produção. Um levantamento da Agrosmart revelou que 80% dos produtores de café em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo

Nesse cenário, o Seguro Rural tem mostrado uma importante aliança, protegendo os produtores contra secas, chuvas intensas, volatilidade de preços e volatilidade. No primeiro semestre de 2024, a CNseg acordou um aumento de 47,4% no pagamento de indenizações do Seguro Rural em Minas Gerais, somando R$ 119,9 milhões.

Confira a galeria de fotos do evento.

Confira as apresentações dos palestrantes.

Apresentação 1 – Joaquim Francisco Rodrigues

Apresentação 2 – Weber Bernardes

Seguro de A a Z: Acesse aqui o glossário com os principais termos do mercado.