Desde o início da pandemia, a Bradesco Saúde e a Mediservice têm se dedicado ao atendimento de seus beneficiários para casos de Covid-19. Entre março de 2020 e junho de 2021, foram realizados mais de 1,2 milhão de exames PCR e registradas 78 mil internações.
Com orientações voltadas ao atendimento de seus segurados, além de informações de utilidade pública a toda a sociedade, o hotsite disponibilizado pela Bradesco Saúde (bradescosaude.com.br/coronavirus) e pela Mediservice (mediservice.com.br/coronavirus) já registrou mais de 1,7 milhão de acessos.
Outra iniciativa importante para a assistência aos beneficiários – e que tem sido fundamental também no atendimento de casos de Covid-19 – é o serviço de telemedicina Saúde Digital. Lançado em junho de 2020, com consultas via app e site, esse modelo já superou a marca de 400 mil atendimentos.
PÓS-COVID
Nos últimos meses, as operadoras têm se dedicado ao tema pós-Covid, como parte do seu olhar voltado à medicina preventiva. A compreensão das sequelas, também descritas como síndrome pós-Covid ou Covid longa, vem sendo estudada por autoridades médicas de todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas pode permanecer com sintomas da doença entre quatro e cinco semanas depois de testar positivo para o Sars-Cov-2, e uma em cada dez pessoas pode continuar com os sintomas depois de 12 semanas.
Nos atendimentos pelo app da plataforma de telemedicina Saúde Digital, por exemplo, a demanda para atendimentos relacionados a casos de pós-Covid cresceu 114% do primeiro para o segundo trimestre de 2021.
CARTILHA SÍNDROME PÓS-COVID
A Bradesco Saúde e a Mediservice desenvolveram uma série de iniciativas relacionadas ao tratamento da pós-Covid. A primeira delas foi a criação da cartilha Síndromes Pós-Covid. Disponível no hotsite sobre o novo coronavírus, o material lista uma série de complicações relatadas por pacientes e apresenta, de forma detalhada, as sequelas mais comuns e os tratamentos indicados especificamente para os sistemas respiratório, cardiovascular, osteoesquelético e nervoso central e periférico, incluindo alterações neurológicas ou psiquiátricas. Destaca, também, formas de tratamento.
Acesse aqui a cartilha.
LISTA DE REFERENCIADOS PÓS-COVID
As operadoras também disponibilizaram no hotsite sobre coronavírus uma lista de referenciados de todo o país para assistência mais adequada às sequelas. A rede está em constante atualização e tem como objetivo direcionar seus beneficiários para prevenção de complicações posteriores (www.bradescosaude.com.br/coronavirus). Em Belo Horizonte e Uberlândia, os parceiros são o Hospital Felício Rocho e o Uberlandia Medical Center, respectivamente.
MEU DOUTOR NOVAMED
Já a rede de clínicas Meu Doutor Novamed, que possui 24 unidades em todo o país e registra 700 mil atendimentos em cinco anos de operação, está atuando em duas frentes: na preparação de seu quadro médico, com profissionais capacitados e orientados para o atendimento de casos pós-Covid, e na adaptação de unidades que vão ganhar espaços para atender os clientes com sequelas de Covid. Em fevereiro deste ano, foi inaugurada a unidade Meu Doutor Novamed no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.