Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!

Com ou sem açúcar? Seja qual for a sua preferência, o tradicional cafezinho faz parte da rotina dos brasileiros, seja no café da manhã, seja na pausa do trabalho. Por isso, no Dia Mundial do Café (14/4), relembramos como a bebida movimenta não só a nossa rotina, mas a economia do país. Isso porque o Brasil é o maior fabricante e exportador de café do mundo. Além desses títulos, a produção do grão cresce a todo ano. Levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado aponta que a produção em 2023/2024 crescerá 13% em relação à temporada anterior, atingindo 66,65 milhões de sacas de 60 Kg no período.

Nesse cenário, Minas Gerais ocupa posição de destaque, com 1,3 milhão de hectares plantados. Devido às variações de clima, altitude e sistemas produtivos, o Estado também se distingue pela diversidade de sabor e aroma do grão. Por isso, em função da sua importância econômica, nada melhor que contar com o seguro rural para proteger as lavouras.

É o que destaca o presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF, Marco Neves, também apreciador da bebida. “Essa modalidade de seguro aplaca os riscos enfrentados pelos produtores, já que oferece garantias contra eventos climáticos, como granizo, geada, seca, dentre outros”.

Ainda de acordo com ele, a procura pela modalidade tem crescido a cada ano devido aos fortes prejuízos causados pelas intempéries. “Basta relembrar os danos causados às lavouras de café das regiões Sul, Campo das Vertentes, Central e Zona da Mata em Minas no final do ano passado. Foram afetados 16,8 mil hectares em 63 municípios nessas regiões”, recordou Marco.

Você já conhece as vantagens do seguro rural? Clique aqui e saiba mais!

Crédito da imagem: Freepik 

Seguro de A a Z: Acesse aqui o glossário com os principais termos do mercado.