Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!

Prejuízos causados pelas chuvas em Minas Gerais e São Paulo relembram a importância de contar com a proteção oferecida pelas diversas modalidades de seguro

 

Quem mora em Minas Gerais sabe que o início do ano é marcado por fortes temporais que trazem vários prejuízos e transtornos. Alagamentos de vias públicas, deslizamento de terras e panes elétricas são os mais comuns. Porém, com proteção dos seguros, fica muito mais fácil lidar com esses imprevistos. É o caso do seguro automóvel, uma das modalidades mais populares do país.

 

“Está comprovado de que há uma alta na sinistralidade dos veículos nos primeiros meses do verão”, comenta o Diretor Vice-presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF, Angelo Vargas. No entanto, para que o segurado seja indenizado, é preciso atestar que o motorista não tenha corrido riscos desnecessários, atravessando, por exemplo, áreas previamente interditadas pelas autoridades locais. 

 

Além desse princípio, é necessário atentar quais são as especificidades da cobertura escolhida para saber a que melhor atende às necessidades do segurado. Para ampla abrangência dos prejuízos causados pelo alagamento, incluindo submersão total ou parcial do veículo, o mais indicado é a cobertura compreensiva. “Ela garante o ressarcimento nesses casos, levando em conta, inclusive, quando o automóvel estiver no subsolo”, explica Angelo.

 

Outra dica é contratar uma assistência que garante a higienização do veículo após alagamento. “Ela viabilizará a troca ou a limpeza da forração e dos feltros do assoalho do carro. No entanto, essa modalidade não inclui os gastos com componentes elétricos e mecânicos afetados”, afirma. 

 

O que fazer após ter o carro danificado pela enchente?

 

O primeiro passo é entrar em contato com a seguradora para reportar o local da ocorrência e o estado do veículo. Após a análise da companhia, ela decidirá para onde ele será levado. “Pode ser para a oficina mecânica ou para um local mais seguro, onde o motorista seja amparado e possa continuar a sua jornada com tranquilidade e segurança. O importante é seguir sempre as orientações da seguradora”, alerta Angelo. 

 

Muito além do seguro automóvel  

 

Além de Minas Gerais, as chuvas causaram fortes prejuízos no litoral de São Paulo em fevereiro. Na ocasião, várias seguradoras foram acionadas para ressarcir os segurados em relação aos prejuízos causados não só nos veículos como nas residências e empresas. É o que relembrou Gilmara Perpétuo Costa, integrante da Comissão Técnica de Seguros de Ramos Elementares. “Foram desenvolvidos planos de contingência que incluíram serviços de assistência remota, 24h por dia, e a disponibilização de equipes dedicadas para atendimento ágil para o breve restabelecimento das pessoas”.

 

 

Seguro de A a Z: Acesse aqui o glossário com os principais termos do mercado.