Na manhã de 29 de abril de 2025, o SindSeg MG/GO/MT/DF promoveu o evento “Discutir e Refletir”, em Brasília, com o tema “Impactos e Oportunidades da Nova Lei de Seguros – 15040”. O evento teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre as transformações que essa nova legislação trará ao mercado de seguros nos próximos anos.
Durante o evento, especialistas e profissionais da área discutiram os efeitos dessa nova lei e como ela pode moldar o futuro do setor. Entre os participantes, estiveram nomes de destaque, como Andréia Padovani, Presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF, Landulfo Ferreira, Presidente da Comissão Jurídica do SindSeg e Jakson Prata, presidente do SINCOR DF. Contamos também com a presença derepresentantes das seguradoras e corretores garantindo assim um debate rico sobre as perspectivas para o setor.
Participantes ressaltam importância deste movimento
Para Lucas Adonis, da Sura Seguros, o evento foi uma oportunidade de entender e debater sobre a importância da nova legislação: “A implementação da nova lei contribuirá para aumentar a credibilidade do nosso setor, proporcionando cada vez mais confiança e transparência aos consumidores. O marco regulatório da nova lei será essencial no desenvolvimento e expansão do setor de seguros no Brasil”, afirmou Adonis, destacando a relevância da nova regulamentação para o crescimento do mercado.
Regina Lacerda, CEO da Rainha Seguros e Presidente do Clube das Executivas de Seguros de Brasília (CESB), também compartilhou sua visão sobre o impacto da nova lei: “A Nova Lei de Seguros deverá trazer mudanças importantes para nosso mercado nos próximos anos. Ela pode tornar o setor mais transparente e justo e ampliar a proteção para consumidores. Buscando tornar as regras mais claras e justas, a lei promove maior transparência nas relações entre seguradoras e segurados, com uma definição mais precisa de direitos e deveres de ambas as partes.
Outro aspecto importante é que ela pode incentivar a inovação e a concorrência, trazendo melhores produtos e preços mais acessíveis. Claro que o impacto da lei vai depender de como as seguradoras e os consumidores irão se adaptar às novas regras. Os corretores de seguros continuarão a ter papel fundamental nessa intermediação. Temos expectativa de um mercado mais equilibrado, eficiente e forte com crescimento substancial de nossa participação no PIB brasileiro, afirma Regina Lacerda.
Fala de Andréia Padovani – Presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF:
A Presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF, Andréia Padovani, também destacou a importância do evento e da nova lei para o mercado de seguros. “Este debate é essencial para que todos os envolvidos no setor, desde as seguradoras até os corretores, possam entender como a nova legislação pode trazer mais segurança jurídica, transparência e, principalmente, mais confiança aos consumidores. Estamos comprometidos em fortalecer o setor de seguros e garantir que todos compreendam o impacto dessa mudança”, afirmou Andréia.
O evento foi uma oportunidade valiosa para profissionais do setor se atualizarem sobre as novas regulamentações e discutirem como essas mudanças podem transformar o mercado de seguros, promovendo um ambiente mais seguro e transparente tanto para as seguradoras quanto para os consumidores.

