No dia 13 de agosto, a sede do SindSeg MG/GO/MT/DF foi palco para o Fórum de Discussão Vida em Grupo, uma iniciativa da Comissão Técnica de Benefícios da entidade.
O encontro reuniu especialistas, representantes de seguradoras, representantes das instituições do mercado, como SINCOR e CSP e demais profissionais do mercado para debater os principais desafios e perspectivas do seguro de vida coletivo no Brasil.
Entre os temas em pauta, destacaram-se discussões sobre o impacto da guerra de preços e da pressão por redução de taxas na sustentabilidade técnica e na rentabilidade das carteiras, bem como os riscos de distorção do mercado decorrentes do modelo atual de incentivo comercial. Também foi ressaltada a necessidade de inovação em precificação, subscrição e distribuição para além do preço, além do papel da SUSEP diante das novas exigências regulatórias. Outro ponto de relevância foi a importância de preservar a ética e a transparência na relação com o mercado, ao mesmo tempo em que se buscam estratégias para construir um modelo sustentável, fundamentado em valor agregado, saúde, bem-estar e tecnologia.
De acordo com os participantes, o setor vive um momento decisivo, no qual é preciso repensar práticas e buscar diferenciação que vá além do preço, garantindo a sustentabilidade do seguro de vida em grupo nos próximos anos.
A presidente da Comissão Técnica de Benefícios do SindSeg MG/GO/MT/DF, Juliana Queiroz, destacou a relevância do debate:
“Estamos diante de uma encruzilhada no seguro de vida coletivo. Se todos reconhecemos que a guerra de preços compromete a sustentabilidade do produto, é fundamental que seguradoras, corretores e empresas contratantes assumam juntos a responsabilidade de transformar o mercado. Precisamos liderar essa mudança com inovação, ética e foco em valor real para o cliente, e não apenas no menor preço.”
Os depoimentos dos participantes mostram que o Fórum foi além do debate: tornou-se um momento de troca, aprendizado e construção conjunta de caminhos para o futuro. Vejam a seguir.
De acordo com Renato Ribeiro (SulAmérica), “este fórum foi uma oportunidade valiosa para debater os desafios e caminhos do seguro de Vida em Grupo. As reflexões levantadas destacaram a importância de superar a guerra de preços e avançar para um modelo mais sustentável, pautado em ética e inovação. Disseminar os aprendizados do fórum e promover mais eventos para discussão deste tema são essenciais para transformar os debates em práticas concretas que gerem valor agregado ao mercado.”
Na visão de Priscila Perez Biffi (Yelum Seguros), “participar do Fórum de Discussão Vida em Grupo foi uma experiência enriquecedora. O encontro possibilitou uma troca saudável entre colegas e pares da área de subscrição do mercado, criando um espaço aberto para diálogo e colaboração. Tivemos a oportunidade de compartilhar desafios comuns, refletir sobre nossas necessidades e, principalmente, discutir soluções práticas para o futuro do nosso setor. Essa interação com profissionalismo e transparência fortalece o nosso mercado.”
Já Kátia de Bona (Seguros Unimed) destacou: “o Fórum de Discussão Vida em Grupo trouxe a oportunidade das seguradoras compartilharem o posicionamento e reflexão frente aos desafios da crescente concorrência por taxas, prática de comissionamentos elevados, aculturamento e inovação. Foi também uma excelente oportunidade de compartilhar experiências e interagir com todos os participantes, visando um propósito comum de sustentabilidade e solvência.”
“Agradeço pelo convite e parabenizo o Sindseg pela realização do Fórum de Discussão de Vida em Grupo. Encontro que reuniu as principais seguradoras do mercado em um debate qualificado, trazendo provocações relevantes e reflexões profundas sobre o atual modelo de precificação e o formato de remuneração da nossa indústria. Antonio Pereira (Porto Seguro), acredita que reforçar a importância da inclusão securitária e do papel da nossa indústria em levar soluções de proteção às pessoas é fundamental para construirmos um mercado cada vez mais sustentável, acessível e relevante para a sociedade.
Iniciativas como esta fortalecem o setor, ampliam a visão estratégica e contribuem para a construção de soluções mais inovadoras e responsáveis”, afirma Antonio.
Por fim, Alex Giesz (Seguros SURA) reforçou a relevância do encontro: “participar do Fórum de Discussão do Seguro Vida em Grupo, realizado em Belo Horizonte, foi uma experiência enriquecedora. Foi um prazer participar ao lado de profissionais, especialistas e representantes do setor segurador em um ambiente de diálogo aberto, troca de ideias e construção coletiva de soluções para os desafios que envolvem esse importante segmento. O que mais me marcou foi a profundidade das discussões. Não se tratou apenas de apresentar dados ou tendências de mercado, mas de refletir sobre o papel social do seguro de vida em grupo, sua relevância na proteção dos trabalhadores e o impacto que ele pode gerar na vida das famílias brasileiras. Saí do fórum com a sensação de que estamos caminhando para um futuro mais consciente e responsável no setor de seguros. E, mais do que isso, com a certeza de que espaços como esse são fundamentais para fomentar inovação, fortalecer parcerias e promover mudanças significativas.”
O Fórum reforçou o compromisso do SindSeg MG/GO/MT/DF em promover espaços de reflexão e diálogo técnico e maduro que contribuam para o desenvolvimento sustentável do mercado de seguros.a

