Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!

Por Ronaldo Gama – superintendente regional da MAG Seguros

Nunca se falou tanto de proteção como nos dias atuais. A pandemia de COVID-19 trouxe aos lares brasileiros a importância de se planejar financeiramente diante de riscos e imprevistos os quais todos nós estamos expostos.

E a notícia é boa para o mercado segurador – principalmente para o ramo de vida. Segundo estudo disponibilizado pela consultoria americana Bain & Company, o setor de seguro de vida foi apontado como uma das indústrias que cresceria durante e no pós pandemia.

De acordo com dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), a arrecadação dos planos de risco em 2019 aumentou 10,8% em relação a 2018. Quando realizamos a análise de 2019 com 2011, o aumento foi de 115,4%.

Isto é reflexo de uma mudança social e comportamental muito importante: na última década, a população passou a ter mais consciência em torno do que chamamos de longevidade financeira.  Ou seja, o esforço do brasileiro em se planejar para o futuro.

Para além das incertezas em torno do imponderável evidenciadas pela pandemia, podemos somar, ainda, a esta questão, os debates em torno da previdência social que culminaram na Reforma aprovada em novembro de 2019. Isso já trouxe como consequência um aumento de conscientização pelas pessoas sobre a importância de assumir as rédeas pelo próprio futuro financeiro.

Também merece destaque o contínuo avanço em soluções disponibilizadas pelas seguradoras, como o desenvolvimento de produtos on demand, que certamente contribuirá para o crescimento do setor. Esta, com certeza, será uma importante forma de abranger cada vez pessoas neste mercado, como a geração Millennials, para uma experiência que pode vir a tornar-se perene no futuro.

Não podemos desconsiderar, ainda, a constante evolução na expectativa de vida do brasileiro ao nascer, o que obrigará que a sociedade se planeje cada vez mais cedo para uma vida cada vez mais longeva e que exigirá consequentemente, um volume maior de recursos financeiros.

Diante deste cenário, posso afirmar sem sombra de dúvidas: o potencial do mercado de seguro de vida para os próximos anos é de muitas oportunidades.

Seguro de A a Z: Acesse aqui o glossário com os principais termos do mercado.