*Por Marco Neves, diretor Regional Minas Gerais e Centro-Oeste da Allianz Seguros (foto)
Muitos se perguntam qual a relação e de que maneira as seguradoras podem influenciar na economia e gerar impacto na sociedade por meio de uma agenda ESG (sigla em inglês que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança). O setor de seguros vem incorporando e questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável nas suas tomadas de decisão e em sua cultura organizacional.
As companhias em geral vêm reforçando planos e implementando práticas internas que envolvem o cuidado com o meio ambiente, a responsabilidade social e uma governança de qualidade.
Além das ações internas que mostram o comprometimento das seguradoras com requisitos ESG, o segmento desempenha um papel também fundamental na garantia da sustentabilidade por meio de atividades de gestão de risco, subscrição e gestão de investimentos.
A sua expertise nestes itens torna as seguradoras players estratégicos para agenda de sustentabilidade. Além disso, a capacidade do setor em gerar recursos através das reservas técnicas torna-se um importante instrumento para viabilizar investimentos que podem ser alocados em ativos que possuem características socioambientais responsáveis.
A agenda ESG no segmento segurador tem se tornado tão relevante que conta com o respaldo institucional de entidades setoriais e reguladores, que estão implementando normas e aderindo às práticas globais, visando ampliar o compromisso das seguradoras com o tema. As mudanças devem impactar todas as áreas da economia e não só a de seguros.
Na Allianz, o ESG está em seu DNA. Como seguradora líder no mercado, desempenha um papel importante no compromisso de uma economia sustentável. Na Allianz, os resultados são pensados no longo prazo e em como tornar o mundo um lugar mais resiliente. Vale destacar também que, desde 2000, a Allianz ocupa o primeiro lugar no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, que avalia critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) e é o mais importante indicador para as empresas sustentáveis no mercado mundial.
A atuação de todos os atores do segmento de seguros para avançar nessa agenda já se mostra acelerada. Sempre teremos muito a fazer e aprender, mas o desenvolvimento já vem sendo sentido e, com isso, sabemos que seguimos no caminho certo.
Texto: Allianz
Imagem: Túlio Vidal