Empresa mineira sai na frente de gigantes do setor e se consolida como líder em Seguro Garantia com 19,2 % do mercado, de acordo com o ranking da Susep
O mineiro é reconhecido pela sua discrição, mas foi a ousadia para inovar na forma de fazer negócios no concorrido mercado de seguros que levou a Pottencial Seguradora, empresa com sede em Minas Gerais e presença nacional, a assumir posições de liderança em um mercado dominado por gigantes nacionais e multinacionais.
Desde que fez a primeira emissão de apólice, há 10 anos, a empresa vem registrando um crescimento contínuo e sustentado até assumir a liderança no Seguro Garantia pelo terceiro ano consecutivo com 19,2% do mercado em 2019, de acordo com o ranking da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Também é vice-líder no mercado de fiança locatícia para pessoa jurídica e está presente nas principais cidades brasileiras.
Para se ter ideia da força de expansão, apenas nos últimos três anos, a Pottencial saiu de um faturamento (ou volume de prêmios) de R$ 470 milhões, em 2017, para R$ 601 milhões, em 2019, um aumento de 27,6% no período. Nem mesmo o tsunami provocado pela Covid-19 tem abalado o CEO, João Géo Neto, e seu time chamado internamente de “sangues-laranja”, em referência à cor da identidade visual empresa. “Claro que vivemos uma crise econômica sem precedentes para a economia mundial, mas estamos conseguindo enxergar oportunidades”, diz Neto.
Aumento na emissão de seguro garantia judicial
Por falar em oportunidades, a Pottencial Seguradora viu a demanda pelo Seguro Garantia Judicial Depósito Recursal (modalidade substituição) disparar durante a pandemia com a necessidade de as empresas recuperarem os recursos dos depósitos judiciais. O número de apólices desta modalidade de seguro emitidas em maio foi mais de 1300% superior à soma das apólices emitidas nos quatro primeiros meses deste ano. “O produto evoluiu bastante e tem tido ampla aceitação na esfera judicial, se revelando com uma importante alternativa em substituição à penhora e à fiança bancária”, destaca o head de seguro garantia da Pottencial Seguradora, Henrique Machado.
O desempenho da Pottencial é resultado da soma de uma gestão financeira eficiente com a visão de longo prazo do negócio – o popular “olho do dono”. Com capital 100% nacional, a empresa tem acionistas comprometidos com a perenidade e a saúde do negócio. Essa segurança se reflete, entre outros, na forte base de resseguradoras, algumas das maiores do mundo.
Além disso, outras três características que estão no DNA da empresa foram fundamentais para a expansão. A primeira é o foco absoluto no cliente, o que é traduzido no entendimento das necessidades mais sutis de quem contrata um seguro. Agilidade, flexibilidade e proximidade com o cliente são os diferenciais mais destacados por Neto, especialmente em relação às gigantes multinacionais que atuam do setor. A Pottencial foi uma das primeiras do segmento a medir a satisfação do cliente em todos os níveis e, com processos ágeis e seguros, é possível contratar uma apólice em tempo recorde.
A segunda característica é o olho no mercado, justamente para compreender – e aproveitar – os espaços de oportunidades deixados por outras empresas do setor. “Descobrimos que não se trata de simplesmente ´tropicalizar´ o atendimento, é preciso ser brasileiro para entender profundamente o perfil do cliente”, destaca o CEO.
A terceira característica, e talvez o mais importante ingrediente dessa receita de sucesso, é a verdadeira obsessão da empresa por fazer uma gestão transparente, com alto padrão de governança e compliance. A Pottencial investe pesado para garantir um elevado nível de governança e é classificada com a nota A- (bra) pela Fitch Ratings.
As auditorias internas para garantir a integridade dos processos são feitas por empresas reconhecidas mundialmente, como a Delloite, KPMG e PwC. O Conselho de Administração é formado por executivos reconhecidos pela importância na economia nacional. A cultura de transparência nos processos permeia todos os níveis da empresa, desde um colaborador da equipe operacional até o CEO. “Somos ágeis e flexíveis, mas não fazemos negócio a qualquer custo; não passamos por cima dos nossos valores éticos e morais para entregar resultados”, destaca o CEO.