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Em outubro, o seguro tanto para homens quanto para mulheres se manteve praticamente estável: com aumento de 0,1 ponto percentual para mulheres e 0,2 ponto percentual no caso dos homens

Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) apontou a estabilidade no valor do seguro de carro em outubro. O estudo, realizado pela TEx, aponta a variação mensal dos preços do seguro auto de acordo com gênero, região, faixa etária e idade do veículo.

No primeiro mês do ano, ao contratar o serviço para um automóvel de R$ 50 mil, o índice estava fixado em 5,7% deste valor e o cliente pagava R$ 2.850 pelo seguro. Com o número estável em outubro, o índice foi para 6,5%, fazendo o segurado pagar R$ 3.250 pelo mesmo patrimônio a ser protegido. Uma diferença de R$ 400 no bolso dos motoristas.

O estudo da insurtech, empresa que usa tecnologia no setor de seguros, também traz informações quanto a evolução dos valores por gênero e indica que o índice do seguro aumentou tanto para as mulheres quanto para os homens.

O sexo feminino pagou 0,1 ponto percentual a mais em outubro, se comparado a setembro. O sexo masculino pagou 0,2 ponto percentual a mais comparando o mesmo período.

Quando a comparação é por faixa etária, o índice seguiu em crescimento para praticamente todas as idadesDestaque para a faixa entre 18 a 25 anos, que saiu de 10,9% para 13,1% de setembro a outubro, o maior aumento entre as faixas.

A região que o segurado reside também é um dos fatores analisados para definição do preço dos seguros. Cidades que possuem de 100 a 500 mil habitantes tiveram o seguro mais caro do mercado em outubro, enquanto os motoristas de cidades de até 5 mil habitantes pagaram o menor.

Outros fatores que interferem nos preços dos seguros são a idade do veículo, o preço dele na tabela Fipe e a quantidade de KMs rodados. O estudo aponta que o valor do seguro para um carro usado, de 6 a 10 anos, custa 4 pontos percentuais a mais que automóveis zero KM.

Entre os carros mais cotados no mês, o levantamento mostra que o modelo Chevrolet Onix segue como o queridinho em outubro, com 6,5% de preferência para compra. O Nissan Kicks foi o menos adquirido no mês, com 2,2% da preferência.

O índice é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela companhia e é dividido em seis indicadores, medindo a inflação geral e levando em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país.

Seguro de A a Z: Acesse aqui o glossário com os principais termos do mercado.