Sindseg | Seguradoras se mobilizam e fazem ações para ajudar no combate ao Coronavírus

Diante da pandemia de coronavírus, que deixa boa parte do país em quarentena e diversas atividades paralisadas, o mercado de seguros continua trabalhando, a maior parte em home office, e assim como outros segmentos vêm contribuindo para diminuir os impactos da doença na sociedade. Natural de um setor que preza pelo cuidado e bem estar das pessoas.

O CEO da Zurich, Edson Franco, diz que é o momento de mostrar solidariedade individual e empresarial. Ele conta que a Zurich já trabalha com uma série de ONGs junto com a Fundação Zurich que apoia entidades que dão suporte a mais de 4 mil famílias “Já nos comprometemos para esse período de Covid em apoiar com R$ 800 mil para compra de alimentos e produtos de higiene”, afirmou.

Edson Franco lembrou ainda que está em fase de estudo para que a companhia apoie a construção de UTI’s equipadas e leitos de enfermaria para hospitais públicos.

A Fundación também está ajudando no combate à pandemia e anunciou a doação de R$ 16 milhões para iniciativas de autoridades governamentais e entidades de saúde no combate ao novo coronavírus no Brasil. Desse total, a entidade já anunciou a destinação de R$ 1,5 milhão para a instalação de 10 leitos de UTI no Hospital de Campanha do Pacaembu (região central de São Paulo), que será aberta nos próximos dias.

Já a BB Seguros doou 40 milhões de reais que devem ser usados para comprar alimentos e produtos de higiene e limpeza para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em live do Cqcs o presidente da Porto Seguro, Roberto Santos, disse que o vírus trouxe um choque de humanidade. “Todos estamos no mesmo risco. Não é hora de se desesperar. A atividade de seguro é nobre”. A Porto Seguro está montando uma operação para disponibilizar uma ambulância para o hospital de campanha que a prefeitura de São Paulo montou no estádio do Pacaembu. “Além disso, temos uma parceria com a Cosan que está produzindo álcool gel. A Natura fornece a embalagem e a Porto Seguro vai distribuir nos postos de gasolina”, revelou e completou: “Vejo isso como fazer o bem sem oportunismo”.

Com muitos hospitais já registrando escassez de máscaras de proteção, a HDI, em apoio aos profissionais de saúde, doou máscaras de proteção ao Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de São Paulo.

Além disso, junto com outras empresas, a companhia participa da contratação de 140 anestesistas para Hospital das Clínicas. A contratação vai permitir o funcionamento de mil plantões extras por mês, o que equivale a quase 12 mil horas de serviço.

No cenário atual da Covid-19, os anestesistas são particularmente ainda mais importantes pois são responsáveis por entubar e manter os pacientes sedados por longa permanência.

“Estamos comprometidos com diversas iniciativas de controle da pandemia de COVID-19 no Brasil. Nesse momento, em que o empenho e dedicação de todos é fundamental para conter o número de transmissão e apoiar as instituições e profissionais que estão à frente dessa luta”, disse Murilo Riedel, presidente da HDI.

No Rio de Janeiro a construção de um hospital de campanha para atender os pacientes do SUS, vítimas da Covid-19, será custeada pela Bradesco Seguros e Rede D’Or, que vai liderar a construção e operação do Hospital. O investimento total será de R$ 45 milhões. A Rede D’Or arcará com R$ 25 milhões e R$ 20 milhões serão custeados pela Bradesco Seguros, Lojas Americanas, Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e Banco Safra em partes iguais. Para Vinicius Albernaz, presidente da Bradesco Seguros, é fundamental somar forças nesse momento, e atuar com prontidão e firmeza em nossa missão de proteção à sociedade.

Na SulAmérica, a empresa faz uma campanha para arrecadar fundos para combater o coronavírus em duas frentes: por meio de pesquisas feitas pela FioCruz sobre a COVID-19 e da compra via Comunitas de EPIs para profissionais de saúde.

As doações poderão ser feitas para o FUNDO EMERGENCIAL PARA A SAÚDE – CORONAVÍRUS BRASIL, de 8 a 17 de abril, de forma anônima, por colaboradores e corretores de seguros pela plataforma Bsocial.

Criado por um grupo de lideranças da sociedade civil comprometida com o investimento social, o Fundo Emergencial tem dois objetivos principais: mobilizar a comunidade filantrópica brasileira a doar para o fortalecimento do sistema público de saúde e criar um canal rápido, fácil e confiável para fazer com que os recursos financeiros cheguem a hospitais públicos e instituições de ciência e tecnologia.

Quando a doação de colaboradores finalizar, a SulAmérica fará um matching (reforço da doação) que pode chegar a 20 vezes o montante arrecadado. “Implementamos diversas medidas para cuidar de nossos beneficiários, parceiros, colaboradores e agora vamos apoiar pesquisas e os profissionais de saúde. A solidariedade é um de nossos valores e, por isso, estamos fazendo esta ação de engajamento com nossos colaboradores”, diz Patrícia Coimbra, vice-presidente de Capital Humano, Administrativo e Sustentabilidade da SulAmérica.

“Também estamos abrindo a plataforma para doação dos corretores de seguros, pois muitos expressaram vontade de ajudar, mas não sabiam como”, completa André Lauzana, vice-presidente Comercial e Marketing da companhia.

Fonte: Segs