Boas escolhas transformam o mundo num lugar melhor. Por isso, nada mais oportuno do que conscientizar os jovens sobre a importância de escolher a segurança em qualquer fase de suas vidas. Pensando nisso, o SindSeg MG/GO/MT/DF desenvolve, desde 2009, o projeto Seguro na Escola. Por meio da iniciativa, são realizadas oficinas pedagógicas em escolas públicas de Belo Horizonte, da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em cidades do interior de Minas Gerais.
Estudantes do ensino médio e dos três últimos anos do Ensino Fundamental recebem uma apostila que explica, de forma didática e objetiva, os ganhos de agir com segurança em qualquer situação. As oficinas pedagógicas são ministradas por agentes treinados e capacitados pelo Sindicato.
“O Seguro na Escola mostra aos jovens a relevância do nosso protagonismo diante de nossas escolhas. E, ao repassar esse conceito para eles, contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, destaca a presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF, Andreia Padovani.
Premiação para estudantes e escolas
Com o intuito de fortalecer o aprendizado dos alunos, é promovido um concurso cultural ao final das oficinas pedagógicas. Os estudantes são desafiados a escrever uma redação com o tema “Ser jovem seguro”. Os autores dos melhores textos são premiados, assim como as escolas onde eles estudam.
Evolução dos números
Os números do projeto Seguro na Escola têm evoluído a cada ano, mostrando a força da iniciativa. Somente em 2023 foram 4.579 alunos e 2.705 redações, o que significou, respectivamente, um aumento de 22,4% e 53,9% em relação ao ano passado. Ao todo, foram promovidas 198 oficinas nas Grande BH e nas Regiões da Zona da Mata, do Triângulo Mineiro, Sul e Centro Oeste.
Crédito da imagem: Freepik