Mundialmente conhecido, o Carnaval leva a nossa alegria aos holofotes de todo o mundo. E com os festejos pipocando nas principais capitais brasileiras, com os grandes blocos de ruas e festas, é preciso, cada vez mais, garantir a proteção dos foliões. E uma das melhores formas de fazer isso é contratando o seguro para evento. Amplamente ofertado pelas seguradoras, ele é sinônimo de tranquilidade para convidados e organizadores não só de eventos festivos, mas também os de natureza religiosa, esportiva ou corporativa.
Como em qualquer modalidade de seguro, há diferentes coberturas voltadas ao seguro para evento. Dentre as mais comuns estão os de riscos diversos e os de responsabilidade civil. O primeiro inclui perdas e danos de bens que afetam, por exemplo, equipamentos eletrônicos, espaço físico e outros materiais. Já o segundo cobre danos materiais e corporais causados a terceiros, ou seja, indeniza em caso de acidentes que envolvam participantes do evento, incluindo, por exemplo, despesas médicas, hospitalares, morte ou invalidez.
Por isso, diante das opções, o mais indicado é procurar o corretor para identificar a cobertura que melhor atenda às necessidades do organizador. “Há ainda a possibilidade de customizar o seguro, evitando gastos desnecessários e garantindo a cobertura ideal de todos os envolvidos”, destaca Roberta Machado, presidente Comissão Técnica de Seguros de Ramos Elementares. Além das indenizações, outra vantagem do seguro para evento é o rápido suporte concedido pelas empresas em caso de acidentes ou imprevistos.
Seguro para evento é caro?
Diferente do senso comum, a proteção não é a cara. Estima-se que, em média, ela custe apenas 1% do valor total investido no evento. “É um valor relativamente baixo diante da comodidade e dos benefícios oferecidos por ele”, finaliza Roberta.
Crédito da imagem: Freepik