• A companhia está no recente ranking anual da Fundação Mapfre, na terceira posição no segmento de Não-Vida, na sua medição de volume de prêmios em milhões de dólares
• No segmento Gerais do Ranking Total, a Seguros SURA se manteve no oitavo lugar e é a quarta entre as companhias de origem latino-americana.
• Seguros SURA tem uma participação de mercado de 2.8% no mercado regional e, em particular, é de 4.1% em Gerais e de 1.2% em Vida.
São Paulo, setembro de 2020 – Como companhia especializada na Gestão de Tendências e Riscos, com uma plataforma multissolução, multicanal e multissegmento que acompanha 18 milhões de assegurados em nove países da região, Suramericana, ou Seguros SURA, subsidiária do Grupo SURA, subiu do quarto ao terceiro lugar no segmento de seguros Não-Vida, no último “Ranking de Grupos Seguradores na América Latina”, publicado pela Fundação Mapfre, sendo a primeira de origem latino-americana.
No Ranking Total, classificação dos grupos seguradores do mercado na América Latina, a Suramericana se manteve no oitavo lugar e é a quarta entre as latino-americanas, atrás de três seguradoras brasileiras. Com um volume de prêmios que superou os USD 4.000 milhões de dólares em 2019, a Companhia registrou uma participação de mercado de 2.8%, segundo o informe.
“Nos posicionarmos entre as seguradoras latino-americanas mais relevantes tem sido possível graças a nossa estratégia como gestores de tendências e riscos, que nos permite avançar na entrega de capacidades para as pessoas e as empresas, a maior diversificação do nosso portfólio com soluções que transcendem a segurança tradicional, assim como continuar consolidando as companhias nos nove países onde Seguros SURA está presente”, expressou Juana Francisca Llano, a Presidente de Suramericana.
No segmento de Vida, a Companhia se posiciona como a nona de origem latino-americana e se encontra no 17º lugar no escalão geral. Vale destacar que a produção por valor de prêmios no último ano se deu em 52% em seguros Gerais e 48% em Vida, que somaram aproximadamente 16 milhões de apólices.
A Seguros SURA tem desenvolvido quatro frentes de negócio nas operações da região: Autos, Vida, Saúde e Empresariais, onde os portfólios de soluções se tem se diversificado para acompanhar as pessoas e as empresas, não somente quando ocorre um sinistro, mas desde a entrega de capacidades e conhecimento que permite identificar oportunidades em mobilidade, competitividade, conectividade, hábitat, saúde e autonomia.
Resultados da Suramericana até junho
No fechamento do primeiro semestre, a Companhia consolidou ingressos totais que aumentaram 10.5% e somaram USD 2.391 milhões, com um crescimento nos segmentos de seguros Gerais (7.5%), Vida (7.0%) e a prestação na Colômbia de serviços na saúde (21.5%).
Além disso, a Seguros SURA se destaca pela recuperação de ingressos por rendimento de portfólios das seguradoras, em particular da filial na Argentina. O resultado consolidado foi de USD 79 milhões, 68.3% a mais do que o mesmo período de 2019.
“Os resultados refletem os esforços de fidelizar os nossos clientes desde três frentes: transformação do modelo operativo; desenvolvimento de novas soluções e reconversão de outras, para responder às condições atuais das pessoas e das empresas na região; ao mesmo tempo que fortalecemos nossos acessos e canais. Assim, cuidamos do ajuste de reservas, a solvência e a liquidez frente aos cenários que temos projetado diante a pandemia”, indicou Juana Francisca Llano, a Presidente de Suramericana.
Mercado segurador na região
Finalmente, o mercado segurador na região teve um comportamento positivo em 2019 que somou um volume de prêmios de USD 153.113 milhões, um 1.7% a mais do que em 2018, segundo o relatório da Fundação Mapfre. Especificamente, houve um crescimento no segmento Vida de 5.1%, enquanto diminuiu 1% no segmento Não Vida, explicado, em boa parte, pela depreciação das moedas locais em comparação ao dólar, particularmente na Argentina e no Brasil.
Sobre o Grupo SURA
Grupo de investimentos Suramericana – Grupo SURA é a companhia holding do Conglomerado Financeiro SURA-Bancolombia, presente em 11 países da América Latina e com foco estratégico nos serviços financeiros: seguros, pensões, poupança, investimento, gestão de ativos e banca, mediante suas filiais Seguros SURA e SURA Asset Management, e como principal acionista (não controlador) de Bancolombia. Grupo SURA cota na Bolsa de Valores da Colômbia (BVC) e está inscrita no programa ADR -Nível I, nos Estados Unidos. É a única entidade latinoamericana do setor Serviços Financeiros Diversos e Mercados de Capitais incluída no Índice Global de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), que reconhece às organizações com melhores práticas econômicas, sociais e ambientais. Em outras indústrias, a Companhia conta com investimentos no Grupo Nutresa (alimentos processados) e Grupo Argos (cimento, energia e concessões viárias e aeroportuárias).
Sobre a Suramericana
Com 75 anos de experiência, Suramericana S.A, Seguros SURA, é uma empresa especializada no setor de Seguros e em Gestão de Tendências e Riscos. É uma subsidiária do Grupo SURA (81,1%) e também tem o apoio como acionista da resseguradora alemã Munich Re (18,9%). A Companhia é uma plataforma de múltiplas soluções, canais e segmentos múltiplos, com operações em 9 países da América Latina, onde busca oferecer bem-estar e competitividade sustentáveis a cada um de seus 17,9 milhões de clientes, entre indivíduos e empresas, atendidos por quase 21.000 funcionários e 24.000 conselheiros. É está presente no mercado como Seguros SURA na Colômbia, Chile, México, Argentina, Brasil, Uruguai, Panamá e República Dominicana, e como Asesuisa, em El Salvador. Suramericana é a oitava seguradora da região, em volume de prêmios emitidos, e é a quarta de origem latino-americana.
Sobre a Seguros SURA Brasil
A Seguros SURA está presente em 9 países da América Latina. Sua estratégia atual baseia-se em entregar bem-estar e competitividade sustentável, a partir da Gestão de Tendências e Riscos, o que permite ampliar a visibilidade dos clientes para antecipar riscos e aproveitar as oportunidades do entorno. A Seguros SURA Brasil atua com foco em seguros para empresas e para pessoas com produtos de Seguro para Transportes, Frotas de Automóveis, Seguros para Pequenas e Médias Empresas (Vida em Grupo, Empresarial, Responsabilidade Civil e Frotas), Afinidades, Bicicletas, além do Seguro Residencial e seguro de automóvel de alto valor. Ao todo, são mais de 350 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Goiânia, Bauru, Florianópolis, Londrina, Salvador, Piracicaba, São José do Rio Preto e Espirito Santo, que atendem todo o território nacional. A presença em mais estados cria vínculos e possibilidades o entendimento do mercado e a geração de valor em todo o Brasil. Em 2018, a empresa foi reconhecida em 7º lugar dentre 100 como uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina, de acordo com o Instituto Great Place to Work (GPTW), além de 1ª companhia do setor de seguros do ranking. Para obter mais informações sobre a Seguros SURA, acesse o site: https://www.segurossura.com.br.