Na foto: Luís Fernando Rolim Sampaio, superintendente de Provimento
Implementada em março do ano passado, a teleorientação médica 24h buscou manter o cuidado com os clientes da Seguros Unimed permitindo que recebam orientações confiáveis, em caso de dúvidas ou mesmo sintomas do novo coronavírus, com segurança e sem precisar sair de casa. A iniciativa faz parte de uma das frentes trabalhadas pela Companhia no plano de enfrentamento da crise: a aceleração digital.
O serviço é efetivo, sendo que 98,5% das demandas são solucionadas nas videoconsultas, minimizando a exposição ao risco das pessoas em ambientes hospitalares. Neste mais de um ano, quase 181 mil atendimentos foram realizados, sendo que do total aproximadamente 19% estão relacionados ao coronavírus. Além disso, foram 76,6 mil consultas realizadas por meio de videochamadas, sendo que quase 30% são referentes à Covid-19. Os dados foram atualizados até 15 de maio deste ano.
Teleorientação médica
A teleorientação médica 24h pode ser acessada por meio do aplicativo da Seguros Unimed, disponibilizado para os sistemas Android e IOS. Também é possível ter acesso ao serviço por telefone, pela central de teleorientação (0800 892 4888). Neste caso, uma equipe de saúde especializada avalia cada situação e recomenda o melhor a se fazer e, nas situações indicadas, o paciente recebe por SMS um link para uma sala de vídeo para se conectar com um médico, o que pode ocorrer de maneira agendada.
“O serviço é indicado neste momento de pandemia e está alinhada à estratégia da Seguros Unimed. Desde o começo da pandemia, nos estruturamos para manter a qualidade do atendimento e o cuidado constante com nossos clientes. Para coordenar de maneira segura e efetiva o percurso assistencial, disponibilizamos plataformas online em um movimento de aceleração digital”, disse o superintendente de Provimento, Luís Fernando Rolim Sampaio.
A teleorientação é indicada para esse momento de pandemia pelo novo coronavírus, em que é recomendado pelo Ministério da Saúde e demais órgãos sanitários que pessoas com sintomas leves, sem febre ou com febre baixa, não se desloquem aos prontos-socorros.
Mais cuidado e segurança aos pacientes
Além do serviço de teleorientação médica 24h para clientes com sintomas ou com diagnóstico confirmado de Covid-19, a Seguros Unimed também disponibiliza, em seu aplicativo, consultas médicas por videochamadas, para necessidades não relacionadas ao coronavírus. O atendimento está ativo das 8h às 22h, sete dias por semana. Neste caso, o cliente é avaliado por um médico de família ou um clínico geral. Há, ainda, o monitoramento ativo dos clientes vulneráveis, identificados a partir de uma avaliação de saúde, e a ampliação das parcerias com a rede prestadora.
Sobre a Seguros Unimed
Com o propósito de “cuidar para transformar”, a Seguros Unimed é o grupo segurador e braço financeiro do sistema de cooperativas médicas Unimed, presente em todo o país. Com uma trajetória de mais de 30 anos no mercado, a Companhia atende a 6 milhões de segurados nos segmentos de Saúde, Odontologia, Vida, Previdência e Ramos Elementares – voltados a Seguros Patrimoniais e de Responsabilidade Civil Profissional. Desde 2019, atua também na gestão de recursos financeiros para o sistema cooperativista, com a criação da InvestCoop Asset Management. O grupo conta com mais de 1,4 mil colaboradores diretos e indiretos, presentes na Matriz e na Central de Relacionamento situadas em São Paulo, além de outros 22 escritórios regionais.