Sindicato das Seguradoras
31 3271.0770

Em abril deste ano, o Sindicato comemora um importante marco: a celebração dos seus 70 anos. Para marcar a data, foi lançado o livro “SindSeg MG/GO/MT/DF 70 anos de história”, ocorrido na noite de ontem (6/02), no auditório da entidade, com a presença do mercado segurador e convidados. Todos foram presenteados com a obra.

Para o presidente do Sindicato, Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, idealizador do projeto, a publicação é um convite para o passeio pela história. “Em cada capítulo, é possível conhecer a origem, os desafios e a evolução do mercado de seguros, desde os primórdios, passando pelas grandes navegações, pelas Américas, pelo desenvolvimento no Brasil até chegar a Minas Gerais”.

Ele também destacou o sentimento de orgulho por fazer parte da entidade e de como o percurso trilhado até então motivará o trabalho a ser realizado nos próximos anos. “Em 2020, completamos um ciclo. É um capítulo que se encerra e que abre um horizonte de possibilidades. O ideal que moveu tantos personagens até aqui continuará inspirando os novos passos, já que a visão e a missão do sindicato continuarão a orientar o planejamento e o trabalho, como uma bússola que sinaliza o caminho”, comentou.

Ao final do evento, os participantes prestigiaram o descerramento do retrato que marca a conclusão da gestão de Augusto Matos no hall dos presidentes da entidade. O executivo assumiu a presidência em 2011 e permanecerá no cargo até 14 de fevereiro.

Processo de criação

Na ocasião, a publicitária Iêda Ferreira, redatora da obra, apresentou aos convidados um pouco do processo de criação. Para escrever os capítulos que apresentam a história dos seguros no Brasil e no mundo, foram consultados vários livros e sites de instituições ligadas ao segmento. Já para resgatar a história do Sindicato, foram buscadas informações de diversas fontes. “Atas de reuniões, publicações, pesquisas no site do Sindicato e entrevistas com a equipe de comunicação foram alguns dos recursos utilizados”, recorda.

A participação do ex-presidente do Sindicato, Alberto Oswaldo Continentino, à frente da entidade entre os anos de 1975 a 2008, foi agregadora. “Nos reunimos três vezes. Além das informações, ele possui um grande acervo fotográfico. Tanto é que muitas das fotos utilizadas na publicação foram fornecidas por ele”, informa.

O trabalho, desenvolvido ao longo de quase um ano, será um importante legado deixado para o mercado de seguros.

Para baixar o conteúdo completo do livro, acesse aqui.

Confira aqui a cobertura fotográfica do evento.

 

Ano

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER E OUTRAS NOVIDADES