Sindseg | Estudo da ONSV pesquisa mortalidade de motociclistas no país

Nossas atitudes fazem diferença para um trânsito mais seguro. Respeitar as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), utilizar os equipamentos de proteção indicados e praticar a gentileza são alguns dos caminhos para reduzirmos os acidentes e mortes nas estradas e ruas do país. E, nesta busca, informação é fundamental. De olho nesta conscientização, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) desenvolve campanhas específicas e, neste mês, divulgou levantamento sobre a mortalidade de motociclistas no Brasil.

A pesquisa apontou que, em 2019, 35,1% das vítimas de acidentes foram motociclistas, representando 11.214 pessoas. Destaque positivo foi que o número de vítimas fatais no trânsito reduziu 28,7%. Todavia, a queda das mortes de motociclistas foi de apenas 10,4%.

É por isso que,  ao conduzir um veículo menor e mais ágil, os motoristas devem ter atenção redobrada para garantir que seus movimentos possam ser vistos. Daí a importância de trafegar com o farol aceso noite e dia. Independentemente da distância do trajeto, o capacete e a viseira, indispensáveis para a segurança do condutor, não podem faltar.

Estudos revelam que o capacete pode prevenir cerca de 70% dos traumatismos cranianos em caso de acidente. Apesar disso, o item ainda é negligenciado por muitos. Dados extraídos da pesquisa mostram que, entre 2019 e 2021, esta infração aumentou em 18,3% no Brasil. O transporte de passageiro sem o acessório também foi destaque e subiu 45,1% no período.

Outra infração muito comum apontada pelo levantamento foi a condução de crianças com idade inferior a 7 anos na garupa: cresceu 116,9% entre 2019 e 2021. Lembrando que, com o intuito de trazer mais segurança aos pequenos, em abril, o CTB aumentou para 10 anos a idade mínima permitida para o transporte em motocicletas.

Quais são as localidades mais críticas?

A pesquisa também elencou as dez cidades que mais concentraram mortes em cada região. O posicionamento das localidades de atuação do Sindicato ficou assim no ranking do Centro-Oeste: Goiânia (1º), Brasília (2º lugar) e Cuiabá (4º lugar), com respectivamente 14,2%, 7% e 5%.  Já a capital mineira ocupou o 2º lugar da região Sudeste, ficando atrás de São Paulo, que lidera com 10,2%.

Apoio do Sindicato

O SINDSEG MG/GO/MT/DF reconhece a importância de um trânsito responsável para um mundo mais seguro. Além de apoiar as campanhas promovidas pela ONSV, conta com iniciativas como o Trânsito + Seguro, programa também focado na conscientização e sensibilização. Saiba mais aqui.

“Todos somos protagonistas no trânsito e, como pedestres, motociclistas e motoristas, precisamos conhecer as normas e posturas para que possamos adotá-las em nossas rotinas, construindo, diariamente, um mundo melhor”, destacou o presidente do Sindicato. Marco Neves.

Confira a pesquisa na íntegra clicando aqui.