Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!

Fortalecer a cultura do seguro para que o setor evolua cada vez mais. Há 74 anos, este é o propósito do SindSeg MG/GO/MT/DF. E, para cumpri-lo, a entidade desenvolve programas que destacam a importância do seguro para a sociedade. “Cada vez mais, temos investido em ações que preparam os profissionais, protagonistas do nosso setor, para atender, com excelência, às necessidades dos segurados. Este é o caminho para que o setor continue girando a nossa economia. Somente em 2023, o setor movimentou R$ 646 bilhões, um volume 4,5% maior quando comparado a 2022. Mas, há muito ainda a ser feito e nós, do Sindicato, atuamos para contribuir para essa evolução”, comenta a presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF, Andreia Padovani.

Augusto Matos, ex-presidente do Sindicato, esteve à frente da entidade por nove anos. “A palavra compromisso define bem o Sindicato, pois expressa seu comprometimento com o mercado e com a sociedade por meio da disseminação da cultura do seguro.  Tenho muito orgulho e gratidão por participar da história do Sindicato. Junto com a diretoria e funcionários, solidificamos e fortalecemos os objetivos do Sindicato não só na esfera governamental como na sociedade. Defendemos os interesses do setor e trabalhamos para que mais pessoas conheçam e assimilem a cultura do seguro. À medida que celebramos as conquistas do passado, também olhamos o futuro com entusiasmo. Com orientação e liderança visionárias, o Sindicato segue preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirão no horizonte. Juntos, construiremos uma comunidade vibrante e resiliente, unida pelo compromisso com a excelência e a integridade”, afirma.

Assim como Matos, Angelo Vargas também ajudou a escrever a história da entidade, ocupando a vice-presidência por 12 anos. Para ele, o Sindicato promove a reunião do mercado, ao unir empresas, corretores e colaboradores. “No entanto, essa base não teria prosperado sem a contribuição de importantes parceiros, como corretores, prestadores de serviços e colaboradores, os quais atuam em prol de uma sociedade bem informada e protegida. Parabéns pelos 74 anos de dedicação e serviço exemplares! Que o Sindicato continue liderando, com excelência, nos próximos anos”.

A união promovida pela entidade também é considerada um diferencial por Marco Antônio Neves, ex-presidente. “Definiria o Sindicato como um integrador. Por disseminar a cultura do seguro, ele interage com todos os entes do mercado, com a sociedade e com as autoridades que, de alguma forma, contribuem para o bem-estar de todos. Para os próximos anos, desejo que o Sindicato continue firme em seu propósito, fomentando a cultura do seguro e da proteção. Que continue sendo uma entidade acolhedora e aberta às ideias, críticas e sugestões que trazem excelência para as suas atividades”, afirma.

Renomados programas

Em constantes mudanças, o mercado de seguros é dinâmico. E para se adaptar às transformações, a parceria com entidades também tem marcado a trajetória do Sindicato. Tanto é que, para Maurício Tadeu, membro atual da diretoria do CSP/MG, a palavra que melhor define a essência do Sindicato é resiliência. “Este atributo garante não só a sua relevância no mercado, como também inspira a todos que fazem parte dele”, disse.

Ele também destacou os ganhos trazidos por consagrados projetos do Sindicato para promover cultura do seguro. “Iniciativas como o Seguro na Universidade e o Seguro na Escola democratizam o acesso a informações securitária, conscientizando as gerações presentes e futuras sobre a relevância dos seguros como instrumentos de proteção e de planejamento de vida. Espero que os próximos anos sejam repletos de iniciativas ainda mais impactantes para ampliar o acesso à proteção em todas as camadas sociais e econômicas do país”.

As iniciativas voltadas à conscientização dos motoristas e pedestres para trilhar um trânsito mais seguro, com menos mortes e acidentes, foram lembradas por Wesley de Andrade, integrante do Conselho Fiscal do Sindicato. “Parabenizo-o pela história incontestável para promover o seguro na sociedade. O Sindicato pratica e se orienta com este propósito, desenvolvendo o mercado de amplas formas”, diz.

A mobilização para um trânsito mais seguro também foi lembrada pelo ex-presidente da entidade, Luciano Macedo de Lima que recordou do programa Pátio Seguro, realizado em parceria com o Governo de Minas Gerais. “Destaco também o programa Educar para Proteger. Ao conscientizar os estudantes, ele ajuda na formação de cidadãos mais bem preparados”, disse. Ele define o Sindicato como participativo e homenageia as pessoas que escrevem a sua história. “Parabenizo todas as associadas e os executivos que fizeram deste Sindicato um importante instrumento de divulgação do conhecimento do mercado segurador junto ao público em geral”, finaliza.

Confira aqui os depoimentos na íntegra

Augusto Matos

“Hoje celebramos mais um marco significativo na jornada do SINDESG MG, um símbolo de excelência, compromisso e liderança no mercado de seguros. Ao longo de sete décadas, o SindSeg MG/GO/MT/DF tem sido uma força motriz essencial, impulsionando o desenvolvimento e a inovação no setor, enquanto defende os interesses dos profissionais e empresas de seguros em toda a região. Neste aniversário especial, quero expressar minha gratidão a todos os membros, parceiros e colaboradores do SindSeg, cujo apoio e dedicação são fundamentais para o sucesso contínuo da nossa indústria. Juntos, construímos uma comunidade vibrante e resiliente, unida por um compromisso com a excelência e a integridade.

Com orgulho, tive o privilégio de presidir o SindSeg por nove anos e, junto com a diretoria e funcionários, solidificamos e fortalecemos os objetivos do Sindicato tanto na esfera governamental como na sociedade. Acima de tudo, está o compromisso de defender os interesses do setor, de colaborar com o desenvolvimento do mercado e de trabalhar para que mais pessoas conheçam e assimilem a cultura do seguro. À medida que celebramos as conquistas do passado, também olhamos com entusiasmo para o futuro promissor que aguarda. Com a orientação e liderança visionária do SindSeg MG/GO/MT/DF, estamos preparados para enfrentar os desafios que estão por vir e aproveitar as oportunidades emocionantes que surgem em nosso horizonte.

Se fosse definir o Sindicato, seria “Compromisso”. Compromisso com o mercado e principalmente com a sociedade, através da disseminação da cultura do Seguro. Feliz aniversário, SindSeg MG/GO/MT/DF! Que continuemos a trilhar juntos um caminho de sucesso e prosperidade”.

Angelo Vargas

“O SindSeg MG/GO/MT/DF é a instituição que reúne o mercado de seguros, representando a indústria que constitui a base dos negócios. No entanto, essa base não prospera sem a contribuição de importantes parceiros, como corretores, prestadores de serviços e colaboradores em geral. Todos esses participantes se unem no SindSeg em prol de uma sociedade mais bem informada e protegida.

Parabéns ao Sindicato das Seguradoras pelos 74 anos de dedicação e serviço exemplar! Ao longo desses anos, o SindSeg tem sido a pedra angular do mercado de seguros, unindo empresas, corretores e colaboradores em prol da proteção e segurança de todos. Que continuem a liderar com excelência, promovendo a informação e a proteção em nossa sociedade”.

Maurício Tadeu

“A parceria entre a entidade mencionada e o SindSeg transcende uma mera colaboração institucional, representando um marco significativo na evolução e fortalecimento do mercado de seguros no Brasil. Minha jornada ao lado desta entidade sindical é pontuada por uma série de contribuições multifacetadas, que abrangem desde a ativa participação em comissões técnicas, relacionamento de mercado, intersindical de ética e também de sua diretoria, até o envolvimento direto em iniciativas estratégicas voltadas para a promoção da cultura do seguro, educação securitária e previdenciária, bem como a disseminação da consciência sobre a importância dos seguros para a sociedade. Este relacionamento permitiu-me engajar em projetos inovadores, que não apenas elevaram a percepção pública sobre o valor dos seguros, mas também fortaleceram as bases para um mercado mais robusto e inclusivo. Através de esforços conjuntos em comunicação, seminários, fóruns e parcerias estratégicas com órgãos governamentais e de segurança, conseguimos destacar o papel vital dos seguros na proteção social, no combate à violência urbana e na redução de acidentes. Além disso, minha participação em entrevistas e publicações especializadas contribuiu para ampliar o alcance de nossas mensagens, reforçando o compromisso do sindicato como uma entidade não apenas representativa, mas também como um pilar técnico e consultivo essencial para o desenvolvimento sustentável do setor.

Ao longo de seus 74 anos de existência, a entidade tem sido uma força motriz para o desenvolvimento e aprimoramento do mercado segurador, com um olhar sempre voltado para o bem-estar da sociedade brasileira. Dentre as inúmeras iniciativas, destaco aquelas focadas na promoção da “Cultura do Seguro”, pois representam não apenas um esforço educativo, mas uma verdadeira transformação social. Ações que visam expandir o conhecimento sobre seguros, seus benefícios e sua importância crítica para a proteção individual, familiar e empresarial são fundamentais. Projetos como “Seguro na Universidade” e “Seguro na Escola” são exemplos emblemáticos dessa visão, pois atuam na raiz da sociedade, educando as gerações presentes e futuras sobre a relevância dos seguros como instrumentos de proteção e planejamento de vida. Essas iniciativas, ao esclarecerem e democratizarem o acesso à informação securitária, pavimentam o caminho para uma sociedade mais segura e consciente dos mecanismos de proteção disponíveis.

Resiliência! Esta palavra encapsula a essência do sindicato, refletindo sua capacidade de adaptar-se, evoluir e superar desafios ao longo de sua história. A resiliência demonstrada pela entidade não apenas garante sua relevância contínua em um mercado em constante mudança, mas também inspira todos aqueles que dela fazem parte a perseguir incansavelmente os objetivos de desenvolvimento, proteção e inclusão securitária.

Ao celebrar 74 anos de uma trajetória exemplar, desejo expressar minha mais profunda admiração e gratidão a todos os membros da diretoria, seus colaboradores e associados do SindSeg MG/GO/MT/DF. O legado construído por esta entidade é um testemunho do compromisso inabalável com o crescimento e a prosperidade do mercado segurador, sempre com o olhar voltado para a ampliação da proteção e do bem-estar da sociedade brasileira. Que os próximos anos sejam marcados por iniciativas ainda mais impactantes, que continuem a promover a expansão do acesso aos seguros, cobrindo todas as camadas sociais e econômicas do país. Que a resiliência, a inovação e o compromisso com a excelência continuem a ser os pilares que guiam suas ações. Contem comigo para seguir nesta jornada, colaborando para que juntos possamos enfrentar os desafios futuros e celebrar novas conquistas”.

Wesley de Andrade

“SindSeg, parabéns pela história incontestável de promoção do seguro na sociedade de Minas Gerais e do Centro Oeste.  A divulgação sobre Seguro Legal, o projeto Seguro na Escola e as iniciativas de trânsito são exemplos recentes. Se fosse definir o Sindicato em uma palavra, seria Propósito. Nosso sindicato pratica e se orienta pelo propósito de desenvolver o mercado de amplas formas”.

Marco Antônio Neves

“Ao longo destes anos, o Sindseg teve relevante importância para o mercado de seguros e para a sociedade como um todo, por meio de várias ações praticadas que aprimoraram, cada vez mais, a cultura do seguro e da proteção, levando soluções e informações relevantes para os cenários regional/nacional. Dentre elas, destacaria o Seguro na Escola, projeto desenvolvido e aprimorado pelos Sindsegs de São Paulo e Minas Gerais, que ao longo desta última década, disseminaram não só questões ligadas à segurança pessoal/patrimonial, mas toda uma cultura de proteção. O programa foi ministrado nas escolas para alunos do Ensino Médio/Fundamental e, posteriormente, nas universidades. O objetivo principal é chamar a atenção dos adolescentes para a necessidade de se protegerem – seja no âmbito pessoal – familiar, na escola, nas ruas, ou seja, um contexto amplo de segurança, contribuindo para a formação destes alunos que, desde a adolescência, passam a entender com maior clareza tais necessidades. Definiria o Sindicado como um integrador, já que o seu papel é disseminar a cultura do seguro, interagir com todos os entes do mercado, com a sociedade civil e as autoridades que, de alguma forma, contribuem para o bem-estar de todos.Nesta data que se comemora seus 74 anos de existência, desejo que esta entidade continue firme no seu propósito maior, que é o de fomentar cada vez mais a cultura do seguro e da proteção. Que continue sendo uma entidade acolhedora para todo o mercado, aberta às ideias, às críticas e às sugestões que sempre permitem buscar excelência nas suas atividades”.

Luciano Macedo de Lima

“O SindSeg tem uma representatividade muito grande na região, seja pelo seu alcance regional, seja pelas ações que ele realizou e realiza junto à sociedade.  Dentre os projetos que o SindSeg participou, podemos citar dois muito importantes. São eles: Pátio Seguro, em parceria com o Governo do Estado de MG e o Educar para Proteger, uma importante realização para conscientização dos nossos estudantes, auxiliando na formação de cidadãos mais bem preparados. Se fosse definir o SindSeg com uma palavra seria participativo! Assim, gostaria de parabenizar todas as associadas e os executivos que fizeram deste Sindicato um importante instrumento de divulgação do conhecimento do mercado segurador junto ao público em geral”.

Seguro de A a Z: Acesse aqui o glossário com os principais termos do mercado.